O teste de tinta realizado pela DAE Jundiaí no Jardim Tulipas já vistoriou 787 imóveis, dos quais 41 têm suspeita de ligação irregular de esgoto. A ação teve início em agosto e percorreu, até o momento, 19 ruas do bairro. O objetivo é identificar irregularidades nas ligações de esgoto.
De acordo com o gerente de Apoio e Comunicação da DAE, Eduardo Maia, que coordena o teste de tinta, o principal problema encontrado é o lançamento de água pluvial na rede de esgoto. “O teste é importante porque, caso a rede de águas pluviais seja ligada à rede de esgoto, pode haver uma sobrecarga no volume do material coletado, levando ao extravasamento de esgoto nas cotas mais baixas do bairro. Já se o esgoto for ligado à rede de águas pluviais, o mesmo será encaminhado aos córregos da cidade sem o devido tratamento”, explica.
Os proprietários dos imóveis em que houver suspeita de irregularidade serão notificados pela DAE. Eles deverão corrigir a ligação de esgoto. Caso nada seja feito, o Regulamento de Serviços da Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ) prevê uma multa, cujo valor varia conforme a gravidade da ocorrência.
Técnicos da empresa Argec Engenharia e Construções, devidamente uniformizados e identificados, estão percorrendo as casas, sob coordenação da DAE. O teste é gratuito e realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30.
Como funciona
O teste de tinta consiste no lançamento de uma solução com corante à base de água em calhas, condutores de telhados e ralos que recebem águas de chuvas, para verificação do destino dessas águas. Se a solução sair em algum ponto na rua, a céu aberto ou mesmo em uma galeria de águas pluviais, é porque as instalações estão adequadas. Caso a solução seja encontrada na rede de esgoto, há a possibilidade de as instalações estarem inadequadas ou com defeito.
Como a vistoria precisa ser detalhada, é necessário que a equipe entre em cada casa, comércio ou construção nas ruas do bairro. As vistorias são realizadas somente em áreas externas, como garagens, quintais e ao longo da rua, à procura de sinais de tinta.
Os moradores podem checar, pelo Fale Conosco da DAE (0800 133 155), o nome do funcionário, para que se sintam mais seguros. A ligação é gratuita.