Arquivo de Notícias

Obras no vertedouro garantem mais 1 bilhão de litros de água para Jundiaí

Mais um bilhão de litros de água para abastecimento é o resultado das obras que a DAE Jundiaí realiza no vertedouro da represa. Nesta segunda-feira (24), o prefeito Luiz Fernando Machado e o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, vistoriaram o serviço, que tem investimento de R$ 1.546.485,65. A previsão é de que as obras sejam concluídas em novembro, aumentando em 12% a capacidade da represa, que armazenará 9,3 bilhões de litros de água.

Isso será possível graças à ampliação do vertedouro: a estrutura atual tem 16 metros de comprimento e é do tipo retilíneo; após as obras, terá 32 metros de lâmina vertente e será do tipo labirinto, dobrando a vazão e gerando mais velocidade de escoamento.

“Esta obra vai permitir aumentarmos a capacidade da represa em 1 bilhão de litros de água, o que equivale a 500 piscinas olímpicas. Passaremos de 8,3 bilhões de litros para 9,3 bilhões de litros de água armazenados”, afirmou Luiz Fernando.

As obras no vertedouro fazem parte de um conjunto de ações da DAE para garantia do abastecimento, como a construção e reforma de reservatórios e melhorias em adutoras, além do aumento da capacidade da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú e da ampliação das redes de água e esgoto na cidade. “A DAE tem trabalhado em duas frentes: água bruta e água tratada”, avalia Palhares.

O vertedouro é uma estrutura que permite o controle do volume de água em períodos de fortes chuvas. O sistema foi construído junto com a represa de Acumulação, em 1994, e permite que, quando a represa atinge sua capacidade máxima, o excedente de água siga seu fluxo, até encontrar o rio Jundiaí.

Publicada em 25/09/2018



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN