A equipe da Gerência de Proteção de Mananciais, em conjunto com a Seção de Recursos Hídricos, realiza a limpeza da represa da Serra do Japi. Os serviços tiveram início em setembro e estão em fase de conclusão. O investimento é de R$ 210 mil. Após a limpeza, o volume de água armazenado será ampliado em até 50%.
“Estamos removendo sedimentos acumulados no fundo da represa. A meta é retirar 1.500 m³ de material”, explica o chefe da Seção de Recursos Hídricos, José Antônio Ferreira. O serviço está sendo realizado pelo método de sucção, que tem menor impacto ao meio ambiente.
Hoje, a represa armazena 2 milhões de litros de água. “Após a obra, devemos acumular ao menos mais 1 milhão de litros de água na represa”, aponta o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.
A água da represa da Serra abastece a Estação de Tratamento de Água do Eloy Chaves (ETA-Eloy), onde, após o processo de tratamento, é distribuída para os bairros do Vetor Oeste. A ETA-Eloy trata cerca de 50 litros de água por segundo.