Bairro dos Fernandes ganha rede de esgoto

Publicada em

Onze quilômetros de novas redes de esgoto na região do Fernandes e Corrupira foram entregues, na manhã deste sábado (24), pelo prefeito Luiz Fernando Machado e pelo diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, durante reunião com moradores.

A obra vai beneficiar nove ruas (Nelson Loda, Pureza Martini Tomazetto, trecho da Santos Ceolin, Nossa Senhora Auxiliadora, Pascoal Bortolo, Ordival Righi, João Augusto Cruz, Vicente Bonano e trecho da Isabel Campos Nilson), além da EMEB Américo Mendes, da Escola Estadual Benedito Loschi e da UBS do Corrupira.

“A DAE tem 98% da cidade atendida com redes de água e esgoto, e não se acomodou. Está indo atrás do desafio de atender estes 2% que faltam. Cada investimento que fazemos tem de ser valorizado”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O diretor presidente da DAE, Eduardo Palhares, ressaltou a segurança hídrica vivida em Jundiaí. “Estamos ampliando a capacidade de reservação da represa em mais um bilhão de litros com as obras que estão sendo realizadas no vertedouro. Aqui, estamos trazendo a rede de esgoto e isso é saúde”, avalia. O vereador Arnaldo da Farmácia, que esteve presente ao encontro, agradeceu o investimento.

Os moradores devem agora solicitar a ligação de esgoto, o que pode ser feito em um dos Postos de Atendimento da DAE (localizados na Vila Hortolândia, Centro, Ponte São João, Eloy Chaves e Poupatempo).

De acordo com a lei federal nº 11.445/2007, após a implantação da rede pública de esgoto, é obrigatório que os imóveis sejam ligados ao sistema.

Água para a Roseira

O Booster da Roseira, equipamento que vai ampliar a oferta de água no bairro, será entregue neste domingo (25) pela Prefeitura e a DAE. A previsão é de beneficiar duas mil pessoas.

Ele permitirá a pressurização da adutora existente – com diâmetro de 150mm, de material FoFo – aumentando a “força” da água, para que chegue às residências em cotas mais elevadas.

Com isso, os moradores poderão solicitar a ligação de água desde que seus imóveis já estejam interligados à rede pública de esgoto e se encontrem regularizados (ou com processo de regularização em andamento) junto ao Departamento de Assuntos Fundiários da Prefeitura. O investimento da DAE no bairro é de R$ 270 mil.