Jundiaí amplia em 1 bilhão de litros a reservação de água

Publicada em

Com as obras do vertedouro da represa, a DAE e a Prefeitura de Jundiaí trabalham para garantir a segurança do sistema de abastecimento do município, ampliando a reservação em mais um bilhão de litros de água. Com o serviço concluído, a cidade poderá contar com o armazenamento de 9,3 bilhões de litros de água.

O vertedouro é uma estrutura que permite o controle do volume de água em períodos de fortes chuvas. O sistema foi construído junto com a represa de Acumulação, em 1994, e permite que, quando a represa atinge sua capacidade máxima, o excedente de água siga seu fluxo, até encontrar o rio Jundiaí.

“Estamos ampliando a segurança hídrica na cidade. A obra vai permitir aumentarmos a capacidade da represa em 1 bilhão de litros de água, o que equivale a 500 piscinas olímpicas”, avalia o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares.

O vertedouro, com 16 metros de comprimento e do tipo retilíneo, agora é do tipo labirinto, tendo 32 metros de lâmina vertente, permitindo ganhar mais velocidade de escoamento.

A represa passará dos atuais 8,3 bilhões de litros de água armazenados para 9,3 bilhões de litros de água armazenados – um aumento de 12% na reservação. O investimento na obra é de R$ 1.546.485,65.

Assista à nova campanha da DAE Jundiaí, sobre as obras do vertedouro, com a participação dos atletas Daniel Dias, Cristian Ribera e Tamires Zancani: