A DAE Jundiaí deu início a um teste de tinta na região da Vila Maringá com o objetivo de identificar infiltrações e irregularidades nas redes e ligações de esgoto. No total, quatro mil imóveis serão visitados por técnicos da empresa Fimm Brasil Ltda., sob coordenação da DAE. O teste é gratuito e será realizado de segunda a sábado, das 8 às 17h30.
O teste de tinta consiste no lançamento de uma solução com corante à base de água em calhas, condutores de telhados e ralos que recebem águas de chuvas, para verificação do destino dessas águas. Se a solução sair em algum ponto na rua, a céu aberto ou mesmo em alguma galeria de águas pluviais, é porque as instalações estão adequadas. Caso a solução seja encontrada na rede de esgoto, há a possibilidade de as instalações estarem inadequadas ou com defeito.
“As vistorias serão realizadas em áreas externas dos imóveis, no entanto, caso haja áreas internas descobertas, as mesmas também serão avaliadas à procura de sinais de tinta”, explica o diretor de Manutenção da DAE, João Viveiros. Os imóveis que apresentarem ligações irregulares serão notificados pela DAE e os proprietários serão orientados sobre a solução do problema.
O teste é importante porque, caso a rede de águas pluviais seja ligada à rede de esgoto, pode haver uma sobrecarga no volume do material coletado, levando à obstrução da tubulação e ao extravasamento de esgoto. Já se o esgoto for ligado à rede de águas pluviais, o mesmo será encaminhado aos córregos da cidade sem o devido tratamento.
Os técnicos da empresa Fimm estarão identificados e usarão uniforme e crachá. Ainda assim, os moradores podem checar, pela Central de Relacionamento da DAE, o nome do funcionário, para que se sintam mais seguros. O telefone é o 0800 133 155, com atendimento 24 horas e ligação gratuita.
Confira as ruas que receberão o teste: