Com tecnologia de ponta, DAE Jundiaí explica o caminho da água no Science Days

Publicada em

A DAE Jundiaí vai marcar presença no Science Days, evento realizado pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Nasa, nos dias 3 e 4 de abril, no Parque da Uva. Um estande com tecnologia de ponta vai detalhar o caminho da água, desde o manancial, passando pela represa e tratamento até chegar às residências e, ao se transformar em esgoto, retornar limpo para a natureza.

Os visitantes do estande da DAE – uma das patrocinadoras do evento – poderão vivenciar a experiência de fazer o percurso da água, de forma lúdica e atrativa. “A ideia é mostrar para os alunos a importância de preservamos a água, recurso valioso e escasso, ao compartilhar com eles esta experiência”, afirma o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares.

Mais de 95% da água que abastece Jundiaí vem do rio Jundiaí Mirim. De lá, é armazenada na represa de Acumulação e segue para a represa de Captação. Na Estação Elevatória do Jundiaí Mirim, o Recalque, as bombas impulsionam esta água, por uma tubulação que corta a cidade, até a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A).

A água tratada segue então para os 52 reservatórios da DAE e chega até as casas, comércios e indústrias. Após a utilização, o esgoto é coletado e encaminhado até as estações de tratamento, onde retorna limpo para o rio Jundiaí.

Educação ambiental

Uma capivara, uma garça e um sagui formam a Turma do Parque da Cidade e também estarão no Science Days. Quem participar, terá a chance de escolher o nome dos mascotes, entre três opções. A decisão será divulgada durante a festa de aniversário de 15 anos do Parque da Cidade, que será realizada no dia 28 de abril.

Além disso, o professor Francisco Manoel Netto Soares, assessor da DAE, e o operador da ETA-A Danilo de Moraes vão ministrar duas palestras sobre a água e a importância da preservação do meio ambiente. Os encontros serão realizados na sede do Fundo Social de Solidariedade, nos dias 3 e 4, às 10h50.