DAE e Rotary promovem plantio às margens do rio Jundiaí

Publicada em

Em comemoração à Semana do Rio Jundiaí, a DAE e a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com os Rotary Clubs Jundiaí e Serra do Japy, promovem, no próximo dia 28, mais uma edição do projeto “Borda do Rio”. A meta é realizar o plantio de 60 mudas de Ipê, na margem esquerda do rio Jundiaí.

O projeto ocorrerá na avenida Antonio Frederico Ozanan, altura do número 1.240, e terá início às 9h30, com hasteamento da Bandeira e Hino Nacional. Às 10 horas, começa o plantio.

Criado em 2007, o “Borda no Rio” já plantou, ao longo de 12 anos, mais de 500 árvores às margens do rio Jundiaí. Em 2019, o evento celebra os 20 anos da aprovação da lei municipal nº 5.297, que institui a Semana do rio Jundiaí. O Grupo de Escoteiros Serra do Japy também integra a ação.

“Visitei recentemente as áreas de plantio já realizados, onde hoje temos um belíssimo bosque na marginal do rio Jundiaí. A DAE, além de fornecer o suporte na fase de plantio, tem feito a manutenção das áreas, desde a irrigação até a preservação das árvores após seu crescimento”, destaca o presidente do Rotary Club Jundiaí, Roque Zanatta.

Em 2017, o rio Jundiaí passou pelo processo de reenquadramento e mudou da classe 4 para a 3, o que resultou em um rio mais saudável e habitável para os peixes. A mudança veio por meio de várias medidas de recuperação, entre elas, o processo de despoluição, iniciado em 1984, ano da criação do Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí (CERJU).

“Este tipo de iniciativa é mais um passo para a revitalização do rio Jundiaí após seu reenquadramento, diante da melhoria da qualidade de suas águas”, avalia o diretor de Mananciais, Martim Ribeiro.