DAE e Prefeitura de Jundiaí lançam apostila do programa Águas de Jundiaí

Publicada em

A DAE e a Prefeitura de Jundiaí lançaram, nesta quinta-feira (3), no auditório do Paço Municipal, a apostila do programa Águas de Jundiaí, que integra as ações de educação ambiental realizadas pela empresa. O material explica temas relacionados à captação, distribuição de água, tratamento de esgoto e preservação ambiental.

A equipe da DAE, que participou da elaboração da apostila, e professores da rede municipal compareceram ao evento, que também contou com a presença do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, do diretor presidente da DAE, Eduardo Palhares, e da gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vasti Ferrari Marques.

“Todas as iniciativas do Escola Inovadora são desempenhadas com o propósito de favorecer a aprendizagem dos alunos do sistema municipal de ensino. Neste sentido, o programa Águas de Jundiaí e a apostila vêm somar a essas ações. As crianças são um elo entre a educação e a família e, certamente, vão propagar em casa esse conhecimento, com o reforço da importância de preservar o nosso maior bem natural”, avaliou o prefeito.

Com teor pedagógico, a apostila explica o ciclo da água e conta como o esgoto é tratado e devolvido à natureza. Os mananciais e rios que cercam a cidade, o serviço prestado pela DAE e a importância do Parque da Cidade para Jundiaí também fazem parte do conteúdo.

“A apostila foi desenvolvida pelos técnicos da DAE, que trouxeram a experiência que possuem em cada área de atuação e de forma mais didática para produzir o material. O intuito é capacitar os professores para que transmitam estas informações aos alunos”, apontou Palhares.

O material será entregue aos professores que participam do programa e poderá servir de fonte de estudo aos alunos em sala de aula. Para Vasti, o programa e a apostila são de grande importância. “O Programa Águas de Jundiaí, da DAE, com a entrega de material impresso, que poderá ser utilizado para o preparo das aulas que antecedem as vivências às nascentes, a origem e o caminho das águas que abastecem a cidade até chegar ao tratamento do esgoto, é de grande importância para os educadores, que poderão revisitar o assunto em sala de aula. O trabalho em plataforma e de forma parceira é essencial ao processo educacional das crianças”, argumentou.

Educação

O Águas de Jundiaí promove visitas monitoradas à sede da DAE e à Estação de Tratamento de Água (ETA), para proporcionar aos participantes uma visão sistêmica do tratamento de água, desde a captação até a chegada da água nas residências, além de abordar a questão do esgoto.

De 2017 até hoje, mais de cinco mil pessoas aprenderam mais sobre saneamento e educação ambiental por meio do programa. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (11) 4589-1455.