Cápsula do tempo é colocada na pedra fundamental do Mundo das Crianças

Publicada em

O canteiro de obras que cederá espaço ao Mundo das Crianças, na Rodovia João Cereser, foi o local escolhido, nesta quarta-feira (29), para que um grupo de crianças vindas de diferentes regiões da cidade, acompanhadas pelo prefeito Luiz Fernando Machado, levasse a chamada cápsula do tempo, dispositivo que contém o documento com sugestões e propostas, elaboradas pelo Comitê das Crianças, para se transformarem em medidas práticas na cidade. A cápsula foi colocada embaixo da pedra fundamental das obras – que pesa 20 toneladas – para que, dentro do período de 10 anos, seja resgatada, permitindo um comparativo entre os períodos.

“É uma iniciativa que integra as políticas públicas municipais para a primeira infância. Jundiaí atua em todas as frentes dos serviços públicos para valer o direito da criança como cidadã, por isso fomos uma das cidades brasileiras, a única não capital, a compor a comitiva do evento internacional ocorrido em dezembro do ano passado, na Holanda”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “O Mundo das Crianças foi concebido com o propósito de preencher uma lacuna fundamental para que as crianças, independentemente do poder aquisitivo, tenham acesso à diversidade das experiências que promovam a brincadeira, a iniciativa, a exploração, a descoberta, a comunicação, a partir de atividades lúdicas que estimulam o aprendizado e o desenvolvimento integral”.

O ponto escolhido para receber as crianças deveu-se ao seu contexto histórico, de acordo com o diretor-presidente da DAE, Eduardo Palhares. “Muita água já passou por esses tubos, que já estavam sem uso e sem vida. Hoje, eles voltam à cena ornamentando este local. É a simbologia da vida, do acolhimento da natureza. É a criança se apropriando desse novo espaço, do conhecimento, do meio ambiente, do lazer, da cultura, do entretenimento e da vida”, destaca.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, que acompanhou os encontros do Comitê das Crianças, falou sobre a atenção da Prefeitura à Infância. “Jundiaí é o primeiro Município do Estado a aderir à Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças, em outubro de 2018, e é o primeiro Município do Estado a constituir um Comitê e produzir um documento com seus pedidos e sugestões. Nesse documento, as crianças pediam, entre outras coisas, um parque para que pudessem brincar e se divertir. E esse pedido já começou a se concretizar”.

Moradora da Ponte São João, Bianca Pinho, de 10 anos, integrou o Comitê das Crianças e participou do evento. “Fiquei muito feliz em saber que a construção de um parque para as crianças, um dos pedidos do Comitê, já começa a se tornar realidade”. Seu irmão Enzo, de 11 anos, ficou curioso com as obras. “Imagino que este parque vá ser muito grande e diferente de todos os outros parques que já conheci”.

O encontro, iniciado na sede do Departamento de Água e Esgoto (DAE), foi aberto com um café da manhã preparado para as crianças. Também participaram gestores da Prefeitura; o presidente da Câmara Municipal, Faouaz Taha, e demais vereadores.

Estrutura

O “Mundo das Crianças” tem obras executadas pela DAE e, em sua primeira fase, abrange 170 mil metros quadrados. Neste momento, é executada a terraplanagem do local e construção de portarias e banheiros. Com 12 quadras (areia, tênis e basquete), praças, algumas delas com fontes interativas, pista de skate, parkour e ciclovia, o parque será um espaço educativo por meio do contato com a natureza.

O espaço público terá seu acesso gratuito e traz como proposta inédita a integração entre a brincadeira, o aprendizado e o contato com a natureza. Um dos exemplos disso serão as casas nas árvores, que se tornarão também salas de aula, em que as crianças poderão aprender brincando. Outra preocupação, também inédita, durante a sua concepção foi a garantia de acesso universal, para que também as crianças com deficiência pudessem aproveitar toda a estrutura, não somente em determinados brinquedos adaptados.

Um dos símbolos do espaço será um foguete de 10 metros de altura, que empresta, inclusive, sua forma para a Cápsula do Tempo. O parque terá ainda um pavilhão de artes, estações de brinquedos, parede de escalada, lanchonetes e áreas verdes para lazer e aprendizado escolar.

Assessoria de Imprensa PMJ
Fotos: Fotógrafos PMJ