Programa educacional da DAE, Águas de Jundiaí atende mais de quatro mil alunos

Publicada em

Mais de quatro mil alunos participaram do Águas de Jundiaí, programa educacional realizado pela DAE, que inclui visitas à sede e à Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), apenas em 2019. A iniciativa atende crianças e adolescentes, das redes pública e particular, e está à disposição da comunidade para receber grupos e ONGs, entre outros.

Quem participa do programa tem uma visão ampla e sistêmica do trabalho que a DAE realiza. “Esse tipo de ação é fundamental para que o munícipe conheça os processos de tratamento para que a água chegue até a residência”, afirma o diretor de Mananciais da empresa Martim Ribeiro. A iniciativa reforça conceitos importantes relacionados à educação ambiental e explica o processo de tratamento de água e de esgoto na cidade, além de mencionar temas como saneamento básico e sustentabilidade.

Em outubro, para complementar o programa, a DAE e a Prefeitura de Jundiaí lançaram a apostila do Águas de Jundiaí. O material de uso pedagógico foi elaborado pelos profissionais da DAE a fim de servir como fonte de pesquisa em sala de aula. A apostila impressa é entregue aos professores durante a visita, mas também é possível acessar a versão online, disponível no link https://daejundiai.com.br/educacao-ambiental/.

Guardiões das Águas

A DAE realiza também o projeto Guardiões das Águas, uma parceria com a Unidade de Gestão de Educação da Prefeitura de Jundiaí, que explica aos alunos de escolas municipais a importância de preservação dos mananciais e da mata ciliar, além de desenvolver atividades de plantios. Apenas no ano passado, 30 turmas foram atendidas.

A ideia é apresentar às crianças as nascentes próximas ao local onde residem. “Queremos que os alunos saibam a importância de preservar a natureza e cresçam com o cuidado do meio em que vivem”, ressalta Martim.

A equipe de Educação Ambiental da DAE ainda participa palestras, cursos e seminários em instituições interessadas para especializar professores e coordenadores, com o objetivo de que se tornem agentes multiplicadores.

Para mais informações, basta acessar o site da DAE (www.daejundiai.com.br) ou entrar em contato pelo telefone (11) 4589-1455.