Com reservatório no Distrito Industrial, DAE amplia armazenamento de água tratada

Publicada em

Mais 5 mil m³ de água tratada serão armazenados pela DAE com as obras de reforma e recuperação estrutural do R13, reservatório localizado no Distrito Industrial. O equipamento se soma aos quatro novos reservatórios que a DAE constrói na cidade – no Cecap, FazGran, Anhangabaú (junto à Estação de Tratamento de Água) e Jardim Carlos Gomes – e que vão ampliar em 50% o volume de água para distribuição em Jundiaí.

As obras tiveram início no dia 3 de fevereiro e devem ser concluídas em até 12 meses. Além do Distrito Industrial, o reservatório vai beneficiar os bairros Traviú, Jardim Tulipas, Loteamento Santa Giovana, Bom Jardim e Chácara Recanto Santa Camila.

“Investimos em mais água bruta quando realizamos as obras no vertedouro da represa, que aumentou a capacidade de armazenamento em mais um bilhão de litros de água. Desde o ano passado, a DAE tem focado as ações em novas redes de água e esgoto e em mais água tratada, essencial em momentos de manutenção”, aponta o diretor presidente da empresa, Eduardo Santos Palhares.

Atualmente, a DAE conta com 52 reservatórios. Com os cinco equipamentos que vão integrar a operação de abastecimento na cidade, a autonomia no fornecimento de água vai passar seis para dez horas.

O reservatório do Cecap terá capacidade para armazenar 1 mil m³ de água tratada e está em fase final de implantação. Os reservatórios do FazGran e do Jardim Carlos Gomes terão 5 mil m³ de água tratada. Já o novo reservatório da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú é o maior deles: vai armazenar 10 mil m³ de água tratada. O investimento total é de R$ 19,5 milhões.

A DAE ainda pleiteia, junto ao Governo Federal, recursos para a construção de outros três novos reservatórios de água tratada, que serão implantados nos bairros Ivoturucaia (1 mil m³), Horto Santo Antônio (400 m³) e Jardim do Lago (3 mil m³).