Arquivo de Notícias

Novas redes de água e esgoto são objeto de levantamento da DAE

Bairros e ruas públicas que ainda não contam com redes de água e esgoto atualmente são o foco de um levantamento realizado pela DAE Jundiaí na cidade. O plano altimétrico cadastral desenvolvido pela empresa vai promover a elaboração dos projetos executivos de extensão de interceptor, rede coletora de esgoto, redes de distribuição de água e adutoras.

Áreas onde há loteamentos em vias de regularização também serão contempladas com os estudos. “Quando recebermos os projetos executivos, vamos avaliar em conjunto como serão organizados os processos licitatórios. Para isso, precisaremos avaliar a disponibilidade financeira futura e inclusive os casos nos quais teremos parceria com a comunidade”, explica o diretor de Operações da DAE, Valter Maia.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), de 2018, 99,07% da população de Jundiaí conta com rede de água e 98,23% com rede de esgoto. “Saúde, setor prioritário da gestão, está diretamente ligado com saneamento. Os investimentos que fazemos para a universalização do acesso à água tratada e coleta de esgoto têm efeitos práticos nos gastos públicos com saúde”, destaca o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

As empresas Lewale Engenharia e Consórcio TG serão responsáveis pelo plano, cujo investimento é de R$ 1,3 milhão. “A ideia do projeto é exatamente entendermos com precisão o que será necessário para chegar a estes locais, levando água e esgoto a porta da casa destes moradores”, afirma o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares.

Conquista

Obras para levar redes de água e esgoto a diversas regiões da cidade têm sido realizadas. Entre elas, está a travessa Duilio Fontebasso, no bairro da Roseira, onde estão em implantação 577 metros de redes de água e 585 metros de redes de esgoto. “Além de valorizar os imóveis, a chegada do saneamento eleva nossa autoestima. Foi um presente, uma conquista”, avalia o morador Gelson Miguel.

No Vale Verde, na região do Ivoturucaia, as obras de água e esgoto foram entregues em dezembro de 2018. Moradora do bairro há 25 anos, Maria Helena de Oliveira Franco comemora a conquista. “Batalhei muito para ter a rede de água e esgoto. Foram anos pedido caminhão pipa e limpeza de fossa, mas não desisti e agora já desfrutamos da rede pública. Estou feliz com essa vitória”, conclui.

Publicada em 04/03/2020



Avenida Alexandre Ludke, 1500
Vila Bandeirantes – Jundiaí – SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300

Prefeitura de Jundiaí Site Amigo do Surdo
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN