Arquivo de Notícias

DAE leva esgotamento sanitário aos moradores das regiões do Champirra e Mato Dentro

Contar com a rede de esgoto na porta de casa: a DAE e Prefeitura de Jundiaí deram início, em maio, à implantação do sistema de esgotamento sanitário nas regiões do Champirra e Mato Dentro. Os projetos executivos das redes coletoras de esgoto também estão em andamento.

Com recursos do governo federal, por meio do IN29, serão executados 12 quilômetros de emissários no Champirra e quatro quilômetros no Mato Dentro. Além disso, será realizado o projeto executivo de 16 quilômetros de redes coletoras no Champirra e mais sete quilômetros no Mato Dentro.

“A Prefeitura e a DAE tinham o compromisso de levar o esgotamento sanitário a estas regiões, ainda não atendidas por estarem em locais mais distantes do centro da cidade. Agora estamos avançando em direção a estes bairros. O objetivo é, cada vez mais, buscar a universalização do saneamento”, avalia Eduardo Santos Palhares, diretor presidente da DAE.

Moradores dos bairros Santa Fé, Vivenda, Maltoni, Espelho d’Água, Antenor Azzoni, São Jorge, Piemonte, Recanto Florestal, São Pedro e Chácara Itamar serão beneficiados. Entre eles, está a dona de casa Maria Rodrigues de Melo Citrangolo, que mora no Mato Dentro há mais de 20 anos e batalhou pela conquista.

“Deixar a fossa e ter a rede de esgoto é ganhar saúde e qualidade de vida. Foi uma luta grande, mas é uma necessidade e uma obra muito importantes. Toda melhoria de infraestrutura que sai aqui tem o meu dedo. O pessoal está contente”, conta.

Em conjunto, a DAE vai começar as obras de implantação de sete quilômetros de adutoras e de uma Estação Elevatória de Água, com recursos próprios. Já as redes de distribuição de água, que terão dez quilômetros, serão feitas em parceria com a população local.

Pacote de obras

A obra de esgotamento sanitário no Champirra e Mato Dentro integra a Instrução Normativa 29 (IN29), que regulamenta a seleção pública de projetos financiados com recursos do FGTS viabilizados pelo governo federal, tendo a Caixa Econômica Federal como agente financeiro.

O pacote inclui ainda as obras para ampliação da capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú, já em andamento, ações de combate a perdas de água e a formulação do projeto executivo e licenciamento ambiental do novo sistema de abastecimento de água do Vetor Oeste, estes últimos também com contratos já assinados.

Publicada em 14/05/2020



Avenida Alexandre Ludke, 1500
Vila Bandeirantes – Jundiaí – SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300

Prefeitura de Jundiaí Site Amigo do Surdo
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN