Na DAE, compra de energia de fontes incentivadas leva à redução da emissão de gás carbônico

Publicada em

Entre janeiro e dezembro de 2019 a DAE Jundiaí evitou, por meio da compra de energia de fontes incentivadas, a emissão de 1.705,65 toneladas de gás carbônico, o equivalente a 11,9 mil árvores em um projeto de reflorestamento de 30 anos. A iniciativa motivou o recebimento do Certificado de Energia Renovável, emitido pelas empresas Comerc Energia e Sinerconsult.

A DAE optou pela compra de energia elétrica de fontes incentivadas por meio do sistema de Mercado Livre de Energia. “Em 2019, 50% da energia adquirida para a captação da Estação Elevatória do Jundiaí Mirim, o Recalque, foi proveniente de fontes geradoras incentivadas, como eólica, solar ou térmica de biomassa”, explica o gerente de Eletromecânica e Operações da empresa, Leandro Lopes Ferro.

O Mercado Livre de Energia permite negociações e contratações diretamente entre os usuários finais e as empresas geradoras. No caso da DAE, o sistema é utilizado no Recalque por ser a maior unidade consumidora de energia elétrica da empresa.

Com isso, desde a migração da unidade para o Mercado Livre de Energia, em 2016, a DAE já evitou o lançamento de 5.930,98 toneladas de gás carbônico, o principal causador do efeito estufa.