Arquivo de Notícias

Em revista, DAE celebra segurança hídrica e reforça ações para o futuro

A ampliação da reservação de água bruta e tratada e o avanço no saneamento em Jundiaí são destaque no novo Informativo da DAE Jundiaí, que está disponível, na versão online, no site da empresa (daejundiai.com.br). O material detalha investimentos realizados entre 2017 e 2020, incluindo obras como o aumento da capacidade de armazenamento na represa, a construção de novos reservatórios e mais velocidade no tratamento da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), passando de 1.800 litros por segundo para 2.400 litros por segundo. Neste período, R$ 150 milhões em financiamentos foram obtidos pela empresa.

“A DAE consolidou Jundiaí como referência nacional em saneamento. Estamos entre os dez melhores no País e avançamos dia a dia, buscando ser, cada vez mais, uma empresa pautada pelo compromisso com a comunidade local e os seus investidores, mediante a eficiência da gestão financeira alinhada à ambiental e à social”, avalia o diretor presidente da empresa, Eduardo Santos Palhares.

Com as obras do vertedouro, foi possível aumentar em um bilhão de litros de água a capacidade de armazenamento da represa, chegando a até 9,3 bilhões de litros. Já os novos reservatórios vão permitir à DAE dobrar a reservação de água tratada. São cinco equipamentos, dos quais dois já entregues (Cecap e FazGran) e três estão em fase final de obras (Jardim Carlos Gomes, Distrito Industrial e ETA Anhangabaú).

A edição também apresenta números importantes para Jundiaí: em quatro anos, a rede de água atingiu a extensão de 1.959,72 quilômetros e a de esgoto, 1.010 quilômetros; os atendimentos via Postos de Atendimento e Central de Relacionamento (08000 133 155) passaram de 700 mil e as manutenções na rede chegaram a 76 mil, considerando água e esgoto. Além disso, a publicação aborda as campanhas de recadastramento e troca de hidrômetros, que ainda percorrem a cidade.

“Além de conquistar mais água, a DAE se prepara para acompanhar o desenvolvimento da cidade”, pontua Palhares. Neste sentido, as ações incluem o Plano Municipal de Recurso Hídricos e o Relatório de Sustentabilidade, já publicados e disponíveis no site da DAE, a instalação das unidades das Unidades Descentralizadas de Manutenção e a criação de um Plano Diretor da sede administrativa, que contempla a implantação de um novo estacionamento para clientes.

A revista também fala sobre o novo Sistema de Abastecimento de Água do Vetor Oeste, que vai contar com três novas represas, uma estação de tratamento de água e sistema de adução. As conquistas foram possíveis mesmo em meio à pandemia da Covid-19, que fez a DAE adotar medidas para prevenir seus servidores e garantir água de qualidade à população. “Mesmo frente a uma situação como esta, que manteve os servidores afastados ou em teletrabalho, a DAE conseguiu realizar uma gestão eficiente, garantindo a água na torneira dos jundiaienses.”

Como presente para Jundiaí, no dia do aniversário da cidade, em 14 de dezembro, a DAE e a Prefeitura de Jundiaí apresentaram o Mundo das Crianças, um espaço novo, criado com o objetivo de ampliar a área de preservação da represa e ainda concretizar as concepções sobre a infância, com interatividade e atrações para aprendizado eficaz e divertido. Com 170 mil m² de área, o Mundo está localizado na rodovia João Cereser.

Publicada em 21/12/2020



Avenida Alexandre Ludke, 1500
Vila Bandeirantes – Jundiaí – SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300

Prefeitura de Jundiaí Site Amigo do Surdo
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN | Política de privacidade