Novos reservatórios de água são vistoriados

Publicada em

O diretor-presidente da DAE, Walter da Costa, e a gerente de Obras Civis da empresa, Talitha Righi, vistoriaram na terça-feira (9) as obras dos novos reservatórios de água tratada nos bairros Jardim Carlos Gomes, Anhangabaú (dentro da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú, a ETA-A) e Distrito Industrial (R13).

As obras fazem parte do financiamento PAC-FGTS, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal. Atualmente, a DAE conta com 54 reservatórios distribuídos pela cidade.

Apenas no novo reservatório no Jardim Carlos Gomes, que terá capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água tratada, a capacidade de abastecimento será reforçada em mais de 15 bairros, incluindo a Vila Nambi, Jardim Pacaembu, Jardim Tamoio, Vila Rio Branco, Ponte São João, Caxambu e Ivoturucaia.

A previsão é que o reservatório do Carlos Gomes seja entregue ainda no primeiro semestre de 2021. “Com a expansão da cidade, a DAE precisa acompanhar seu crescimento, por isso é importante aumentar a reservação de água tratada. Essas obras ajudarão também a diminuir a incidência de falta de água nos bairros”, explicou Walter da Costa.

Mais água

Também estão em andamento as obras de impermeabilização dos decantadores na ETA-A, que vão ampliar sua capacidade de tratamento de 1.800 litros por segundo até 2.400 litros por segundo.

Junto à ETA, já foi concluída a construção de mais um reservatório de água tratada, com capacidade de armazenar 10 milhões de litros. É o terceiro reservatório localizado na Estação, que terá condições de armazenamento de 30 milhões de litros de água tratada e está em teste de carga.

Também foi concluída a implantação da Estação Pressurizadora de Água Tratada (EPAT) na ETA-A, que tem como objetivo aumentar a velocidade de reposição de água do reservatório elevado, que abastece a zona alta do Anhangabaú.

Além disso, em função do aumento da capacidade de tratamento na Estação, a DAE vai substituir o barrilete, estrutura responsável pela distribuição da água tratada aos reservatórios que integram a unidade. O barrilete antigo, com diâmetro de 1.000 mm e executado em aço, será trocado por um novo, com diâmetro de 1.200 mm, em ferro fundido.

Mais investimentos

A DAE planeja para este ano a conclusão da obra de recuperação do R13, que terá capacidade de armazenar 5 milhões de litros de água tratada. O reservatório vai atender toda a região do Água Doce, Jardim Tulipas e Distrito Industrial. O investimento total dessas obras é de R$ 24.099.891,53 e, como já destacado anteriormente, as verbas integram contratos assinados entre a Prefeitura de Jundiaí, a DAE e a Caixa Econômica Federal.