Ao avaliar serviços essenciais como saneamento, saúde, educação e segurança, a consultoria Macroplan elaborou a edição 2021 do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O novo ranking coloca Jundiaí como a melhor cidade do Sudeste para se viver e a segunda melhor do Brasil, atrás apenas do município de Maringá (PR). O estudo foi divulgado pela revista Exame, esta semana.
Em relação à 2020, no índice nacional que julga as 100 maiores cidades brasileiras, Jundiaí subiu três colocações, à frente de São José do Rio Preto (3º), Piracicaba (4º), Campinas (9º) e de capitais como Curitiba (7º), Belo Horizonte (15º) e São Paulo (19º). Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.desafiosdosmunicipios.com.br/ranking_inicio.php.
Políticas públicas de sustentabilidade e proteção socioambiental estão entre os destaques de Jundiaí no levantamento da Macroplan, além do esforço para a universalização da distribuição de água potável (99,1% dos lares) e atendimento de esgoto (98,2%), serviços essenciais prestados pela DAE.
Com foco na preservação ambiental e na proteção dos recursos hídricos, a empresa também se tornou importante agente de elevação da qualidade de vida e de preservação dos recursos naturais da cidade com a entrega, em 2004, do Parque da Cidade e, em 2020, do Mundo das Crianças. São dois espaços de lazer, esporte, educação e recreação que, além da função social, ajudam a preservar as represas que abastecem a cidade e estão ao lado destes complexos.