“Eu utilizava água do poço e, depois que secou, passei a usar do vizinho. Moro aqui há 30 anos e pensar que dentro de poucos dias vou ter a conta de água em meu nome é de uma alegria tão grande, porque a gente se sente cidadão”, conta Maria de Lurdes da Silva, 63 anos, costureira, que foi uma das pessoas que compareçam ao Posto temporário montado pela DAE no Centro Comunitário da rua da Mina, para solicitar as ligações de água e esgoto. No local, até este domingo (17), das 9 às 16h30, a equipe da área Comercial da DAE recebe os munícipes para que possam efetivar a ligação. Para isso, basta apresentar documentos pessoais e preencher o cadastro da empresa.
“É importante lembrar que a rede antiga será desativada e que a ligação interna, dentro de cada imóvel, será feita pelo morador”, reforça o diretor Comercial e Financeiro da DAE, Benedito Nogueira.
Após 30 dias de funcionamento da ligação, a conta de água será emitida. O pagamento pode ser realizado em casas lotéricas ou em qualquer banco. A fatura traz a identificação do imóvel (unidade consumidora) e dados sobre o consumo.
Já para Maria de Fátima Pereira da Silva (foto), 66 anos, aposentada, ter água individual é garantia para mais qualidade de vida. “Estou feliz com essa conquista, porque ter água na torneira vai garantir mais saúde para todos”.
As obras no Balsan são fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público e as Prefeituras de Jundiaí e Várzea Paulista, com anuência da Sabesp. O TAC ainda determina que será alterado o limite de municípios, passando a área do Loteamento Balsan em Várzea Paulista para Jundiaí, após aprovação das respectivas Câmaras Municipais e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A DAE implantou 6.545 metros de adutoras, redes de água e redes coletoras, com investimento de R$ 4,3 milhões. A DAE também está à disposição pela Central de Relacionamento da DAE, no telefone 08000 133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.