Pista de Skate do Mundo das Crianças se tornou uma grande obra de arte

Publicada em

Os frequentadores da Pista de Skate Macaco Sauá, no Mundo das Crianças, já notaram que nas últimas semanas o espaço está ficando ainda mais colorido. O responsável pelo novo visual da Pista é o artista André Fernandes de Oliveira, autor de vários outros projetos na cidade, como o grafite embaixo do viaduto da avenida Nove de Julho.

Estranho, como é conhecido há mais de 20 anos por sua atuação artística, conta que teve total liberdade criativa para desenvolver o projeto para a pista do Mundo. “Trouxe meu traço, meus personagens e os elementos que costumo aplicar nos meus trabalhos para fazer a composição dentro do universo do skate”, contou ele.

“Por meio do grafite, o Mundo das Crianças ganhou ambientes que despertam a imaginação. A pista de skate se transformou em uma grande obra de arte, assim como o Parkour, que também foi pintado pelo Estranho no ano passado e possibilita a sensação de estar dentro de um videogame”, salienta o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.

Nessa atração – que instiga os praticantes a usarem o corpo para superar as barreiras -, a inspiração foram os videogames antigos, com uma pintura imersiva feita para que o visitante se sinta como personagem de um jogo.

“Recebi o espaço em branco com total liberdade para criar, apesar de ser um trabalho técnico, e não autoral, como ocorreu na pista de skate. Sempre achei que o Parkour tinha muito a ver com videogame daqueles mais antigos, na linha do Super Mario, Sonic, Donkey Kong e, atualmente, com os atuais, como o Minecraft, que voltou a utilizar a estética de pixels dos antigos”.

A pintura do Parkour foi feita em quatro áreas, cada uma representando uma fase do videogame, com cores e estilos diferentes. “Uma delas lembra ruínas, templos antigos; a outra, aquela fase do jogo em que há pedras, grama, natureza e até um diamante como brinde. A terceira tem uma pegada mais industrial, como uma fábrica. A última é mais colorida e inspirada em jogos de arcade (fliperama), com dois andares e efeito tridimensional”, detalha.

A pintura feita na Pista de Skate do Mundo assinada por Estranho carregam seu estilo
No Parkour, os elementos criados dão a sensação de que o visitante está dentro de um videogame