Rede de esgoto traz alívio a moradores do Jardim Fepasa

Publicada em

A cada chuva, a dona de casa Valdirene Santiago de Oliveira (foto), 41 anos, fica com o coração apertado: o motivo é que, onde mora, na rua Bom Sucesso, Jardim Fepasa, a água da chuva e o esgoto se misturam, gerando retorno para dentro da sua casa. “A rede dos meus vizinhos estoura aqui”, conta ela, mostrando fotos de vazamentos. Parte desta situação será resolvida em breve. A DAE e a Prefeitura vão realizar a implantação de uma nova rede de esgoto na via, desativando a antiga e permitindo o destino correto do que é ali produzido.

“Estou aliviada. É a mão divina agindo, de tanto que pedi”, agradece Valdirene, que mora no local há 40 anos. Hoje, ela vive apenas com a filha, de 18 anos. “Vai ser a solução da minha vida”, avalia.

O primeiro passo para as obras foi dado nesta quarta-feira (23), na Imprensa Oficial do Município, que traz o edital para execução de remanejamento da rede coletora de esgoto no Jardim Fepasa. A abertura dos envelopes está prevista para o dia 22 de março e o início das obras em cerca de 60 dias. “Se tudo transcorrer bem, as obras começam em maio e serão concluídas em seis meses”, afirma o diretor superintendente de Engenharia da DAE, Valter Maia.

A rede de esgoto terá 1,1 quilômetro de extensão, com diâmetro de 300mm. Segundo Maia, a intervenção se faz necessária porque as casas avançaram sobre a faixa onde existe a rede de esgoto, impedindo o acesso e, consequentemente, manutenções.

“Temos recebido demandas de retorno de esgoto em imóveis desta localidade, principalmente em dias de chuvas fortes. Após as obras da DAE, os moradores deverão resolver a questão da água de chuva, que não poderá ser conectada à rede de esgoto”, explica. O investimento total é de R$ 2,4 milhões.

Benefício

Cerca de 180 casas, na rua Bom Sucesso, serão beneficiadas. Com isso, mais de 700 pessoas poderão ter acesso à rede de esgoto, sem preocupações com extravasamentos, retorno ou mau cheiro. Para os moradores, é motivo de comemoração. “Aqui sempre foi um caos”, lamenta Iraci Ribeiro Moraes, 44 anos, desde os 7 no Jardim Fepasa.

Ela vive com o marido e dois filhos e sai correndo do trabalho quando vê a chuva. “No último temporal, cheguei e encontrei minha casa cheia de água”, recorda-se. Para Iraci, a vida vai mudar com a chegada da rede de esgoto. “É ótimo. Me sinto muito satisfeita”.

Grávida do segundo filho, Sabrina Cintia Silva Sanches, 28 anos, já ajudou a mãe a limpar a casa, por dois momentos, após vazamentos. “Vinha esgoto dentro de casa. Quando a obra começar, não vou nem acreditar”, diz.