A DAE Jundiaí deu início, nesta quinta-feira (3), à divulgação e distribuição do Relatório Anual de Qualidade da Água, que apresenta os resultados referentes ao ano de 2021. A medida atende ao Decreto Federal n° 5.440/05. O Relatório será entregue em toda a cidade ao longo do mês de março, junto com a conta de água.
O documento mostra os resultados das análises da qualidade da água em 2021, além dos mananciais de abastecimento, as etapas do processo de tratamento e distribuição de água em Jundiaí e detalhes sobre o tratamento do esgoto. O folder também está disponível no site da DAE, junto às edições anteriores.
Moradora da Vila Nambi, a dona de casa Luzia da Silva Sena Coelho, que vive em Jundiaí há mais de 40 anos, foi uma das primeiras a receber o Relatório. “A DAE realiza um trabalho de muita responsabilidade, que é trazer água às famílias. É muito bom termos acesso a estas informações, que mostram a qualidade da água que consumimos. Eu confio”, conta.
O controle da qualidade da água fornecida para abastecimento público é feito pelo Laboratório de Controle de Qualidade, onde são executadas mil análises por mês, a partir de amostras coletadas em toda a rede de distribuição do município, desde a água bruta (rios córregos e represas) até o tratamento e distribuição.
O monitoramento é acompanhado e orientado pela Vigilância Sanitária e, quando são identificados resultados fora da conformidade, os mesmos são corrigidos pela Seção de Desinfecção e Higienização de Instalação da DAE, até que os padrões de potabilidade sejam restabelecidos.
Referência nacional em saneamento, Jundiaí trata 100% do esgoto coletado. Atualmente, 99,07% da cidade é atendida com redes de água e 98,23% com redes de esgoto.