Nota Oficial – Qualidade da água em Jundiaí

Publicada em

A DAE Jundiaí informa que o controle da qualidade da água fornecida para abastecimento é feito pelo Laboratório de Controle de Qualidade da empresa e atende, rigorosamente, à Portaria GM/MS n° 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde, sob fiscalização da Vigilância Sanitária.

As análises ocorrem desde os mananciais (rios, córregos e represas), em seus pontos de captação, estações de tratamento, reservatórios e redes de distribuição.

O trabalho do Laboratório é certificado pela ISO/IEC 17025, norma técnica internacional que rege a gestão de qualidade de laboratórios e que garante a competência técnica, a imparcialidade e a precisão dos resultados. Além disso, a qualidade da água utilizada para abastecimento em Jundiaí é comprovada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).

Os resultados não conformes, quando encontrados, são restabelecidos por ações corretivas para reenquadramento aos padrões de potabilidade, o que é feito por meio de uma análise crítica dos mesmos e da recoleta para verificação e garantia da qualidade.

É o caso dos itens citados em reportagem do UOL, divulgada na segunda-feira (7): entre 2018 e 2020, em um universo de mais de 3.000 análises realizadas apenas sobre estas substâncias, somente 2 mostraram não conformidades e foram registradas nos meses de fevereiro e setembro de 2018.

Estas análises apontam alterações pontuais – já corrigidas – nas substâncias selênio, clorpirifós e clorpirifós oxon, ácidos haloacéticos e trihalometanos. Tão logo estes resultados ficaram prontos, a DAE realizou novas coletas nas mesmas áreas e estas já não indicavam a existência de não conformidades.

Vale ressaltar, ainda, que em 2021 (ano não citado na reportagem) nenhuma não conformidade foi registrada.

A população tem acesso aos resultados por meio das contas de água mensais e do Relatório Anual de Qualidade da Água, que está sendo distribuído na cidade a partir de março e pode ser acessado pelo site da DAE (https://daejundiai.com.br/agua/qualidade-da-agua/).

Nota atualizada em 10/03/2022.