Enquanto muitos dormem, há quem passe a madrugada trabalhando para garantir que, logo cedo, tenha água na sua torneira. Responsável pelo abastecimento de água e pela coleta e afastamento de esgoto, os servidores da DAE Jundiaí que atuam na Seção de Controle e Operação (conhecida como “Telemetria”) e na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) atuam 24 horas por dia, todos os dias do ano, de forma ininterrupta.
“A Seção de Controle e Operação (SCO) é uma das áreas responsáveis pela distribuição de água e está em contato com diversos outros setores, como a engenharia, mecânica, Estação de Tratamento de Água, Central de Relacionamento, mananciais e até comunicação. Apesar do sistema ser automatizado, é preciso sempre ter um operador acompanhando”, explica Wagner Marcelino, Técnico de Operações de Saneamento, que está na DAE há dez anos.
Na SCO, o nível dos 57 reservatórios da DAE é monitorado segundo a segundo, via rádio, por meio do controle de bombas, registros e válvulas. Com funcionamento 24 horas, a Seção funciona em esquema de rotação entre os colaboradores, evitando que fiquem sempre os mesmos no período noturno.
“A escala alternada é uma coisa positiva. Cada turno realiza uma rotina diferente e alterná-los significa que o colaborador conhece todos os procedimentos da Seção”, avalia Wagner. Para ele, o que vale é garantir o serviço de qualidade realizado pela DAE. “É um trabalho essencial para o munícipio”, orgulha-se.
Tratamento
Cada etapa do tratamento da água é monitorada, 24 horas por dia, pela equipe da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A). É dali que sai 95% da água distribuída na cidade.
Trabalhando no período noturno há cinco anos, Rosângela Martins, operadora de ETA, vê uma responsabilidade ainda maior no trabalho. “A população não tem a dimensão do trabalho que é realizado a noite. O consumo de água é feito durante o dia, mas é na madrugada que garantimos que todos os reservatórios estejam abastecidos”, conta.
Apesar de reconhecerem a importância da atuação das equipes no período noturno, os servidores apontam a necessidade de conciliar suas rotinas profissionais e pessoais. “Além do frio, que é maior na madrugada, outra dificuldade é nossa rotina, que funciona em horário diferente da maioria. Às vezes, deixo de participar de eventos familiares, por exemplo. Posso até estar disponível durante o dia, mas não participo, pois entro no trabalho à noite”, comenta Rosângela.
Realizado por uma empresa terceirizada, o atendimento na Central de Relacionamento da DAE também funciona de forma permanente, 24 horas. Com ligação gratuita, é ali que são registradas as demandas dos munícipes, como vazamentos, obstruções e até esclarecimentos. O telefone é o 0800 0133 155.