DAE promove iniciativas para reduzir perdas de água

Publicada em

Bairros das regiões Leste e Sul da cidade estão na primeira etapa do Programa de Melhoria da Pressão realizado pela DAE Jundiaí. Coordenado pela Gerência de Controle de Perdas (GCP), o programa prevê a instalação de macromedidores e de válvulas redutoras de pressão. Os equipamentos verificam a pressão, permitindo equalizar a distribuição em todo o sistema de abastecimento.

De acordo com dados da GCP, em função da topografia da cidade, a pressão do abastecimento nas regiões mais baixas é elevada, provocando rompimentos na rede e, consequentemente, vazamentos e prejuízos à infraestrutura da DAE.

Outra iniciativa realizada pela empresa é a troca do hidrômetro. Nas próximas semanas, terá início uma nova ação para substituição de 36 mil aparelhos na cidade, que já têm mais de cinco anos de uso e pertencem às categorias residencial e comercial. Além de reduzir perdas no sistema, a iniciativa atende às Portarias do Inmetro e à resolução da ARES-PCJ nº 50.

Fornecimento

Durante a realização das obras, pode haver paralisação no abastecimento, avisada com antecedência pela DAE nas redes sociais (@daejundiai) e no site www.daejundiai.com.br.

Porém, para evitar transtornos, a DAE reforça a importância de os imóveis terem uma caixa d’água adequada ao número de moradores e que assegure o fornecimento por 24 horas. O cálculo é simples: cada morador precisa ter uma reserva de 250 litros por dia, ou seja, uma família de quatro pessoas deve ter uma caixa de 1.000 litros.

Além disso, é importante que todas as saídas de água para uso – incluindo torneiras, chuveiros e máquina de lavar – estejam conectadas à caixa d’água e não sejam abastecidas diretamente pela rede da rua.

Os munícipes também podem entrar em contato com a DAE em casos de paralisação no abastecimento ou alterações na pressão. O telefone da Central de Relacionamento é o 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.