Uma iniciativa do Instituto Movimento Cidades Inteligentes em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a plataforma Infra Tech incluiu, em sua programação de treinamento, uma visita técnica à DAE Jundiaí, nesta sexta-feira (11). A equipe foi recepcionada pela diretoria da empresa, no Auditório Planeta Água.
A Infra Tech tem como objetivo fornecer dados aos municípios para contribuir na tomada de decisões, em áreas como segurança, saúde, educação, energia, mobilidade e saneamento. A capacitação envolveu 24 cidades e cerca de 40 pessoas. De acordo com o presidente do Cidades Inteligentes, Luigi Longo, a DAE representa um exemplo aplicável de sucesso. “A DAE está em um estágio avançado de governança e análise de dados, sempre em busca de melhoria”, avalia.
Os diretores Evandro Biancarelli (superintendência de Gestão) e Ingrid Graziele Reis do Nascimento (Assuntos Regulatórios e Novos Negócios) representaram a DAE no curso. “É sempre importante esta troca de experiências. Jundiaí é referência nacional e nosso objetivo é ampliar o atendimento e avançar em novas fontes de água e tecnologias”, pontua o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho.
Durante o encontro, Biancarelli e Ingrid apresentaram dados sobre a gestão da DAE, incluindo organograma, estrutura, Plano Municipal de Saneamento e regulação, entre outros. Para Vera Rodrigues, secretária executiva do Conselho de Desenvolvimento da RMC, a apresentação agregou à capacitação. “É importante vermos in loco como funciona o trabalho de uma empresa que é exemplo em saneamento”, disse.
Além da DAE, em Jundiaí, o grupo conheceu de perto o trabalho do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) e da Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí, no Novo Horizonte, administrada pela Companhia Saneamento de Jundiaí.