Mais agilidade: Manutenção da DAE passa a ser descentralizada

Publicada em

Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro: em busca de mais agilidade para atender às 1,7 mil demandas recebidas pela Manutenção todo mês, a DAE Jundiaí agora conta com cinco Unidades Descentralizadas, uma em cada região da cidade. Nesta terça-feira (6), entrou em operação a quinta Unidade – localizada no Distrito Industrial, a Norte atenderá cerca de 50 bairros, desde a região do Tulipas até o Cecap.

“A área de Manutenção da DAE tinha suas atividades concentradas no Centro Operacional, junto à sede administrativa, na Vila Hortolândia. Com o passar dos anos e o crescimento da cidade, avaliamos que seria importante ter este serviço mais perto da população”, explica o diretor presidente da DAE Jundiaí, Walter da Costa e Silva Filho.

Cada Unidade tem uma identidade visual própria e conta com cerca de 30 servidores, incluindo um gerente responsável, além de terceirizados. São compostas por vestiários, refeitório, escritório e uma área de convivência, e armazenam materiais para manutenção do dia a dia.

“Tudo que temos na sede levamos às bases. Elas possuem uma retroescavadeira, um basculante, caminhões para transporte de funcionários e materiais e hidrojato”, detalha o diretor superintendente de Engenharia da DAE, Valter Maia.

As unidades estão localizadas nos bairros Cidade Nova (Leste), Vila Jundiainópolis (Sul), Residencial Jundiaí (Oeste) e Distrito Industrial (Norte). A Unidade Centro opera na sede administrativa, na Vila Hortolândia, mas, nos próximos meses, será transferida para o Recalque do Jundiaí Mirim, na rodovia Vereador Geraldo Dias.

Operação

Este ano, de janeiro a novembro, foram 18.765 demandas atendidas pela Manutenção, entre vazamentos nas redes de água e esgoto, limpezas, obstruções e reparos em adutoras e interceptores.

“Pelo ponto de vista da logística, facilita muito. Antes, tínhamos que voltar à sede para buscar algum material. Agora teremos tudo aqui, além da equipe mais próxima dos bairros. É um ganho”, avalia Gilmar Silva, encanador, na DAE há 12 anos. Ele é um dos funcionários encaminhados à Unidade Norte, onde também está o encarregado operacional Paulo Rodrigues Ferrage Júnior. “É um desafio, mas trabalhar na base vai garantir mais agilidade”, acredita Júnior, que trabalha na empresa há 11 anos.

As Unidades não terão atendimento direto. Elas receberão as demandas registradas pela população via Central de Relacionamento da DAE, pelo telefone 0800 0133 155, que funciona 24 horas por dia.