Nesta segunda-feira (13), o prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado de gestores municipais, vistoriou as obras para a construção do Jardim do Trânsito, no Mundo das Crianças, mais um espaço atrelado às ações de políticas públicas do programa Jundiaí, Cidade das Crianças.
O local fará a recriação de uma via pública, com trânsito, ciclovias, pedestres, semáforos, placas, para oferecer formação voltada à cidadania, de maneira lúdica. Destinado a crianças entre 5 e 9 anos, terá aproximadamente 1.200 m² de área gramada, além de 250m de leito carroçável, 312m entre ciclofaixa e ciclovia, 372m² de calçadão para pedestres e 851m² de asfalto.
O Jardim do Trânsito será um dos locais de visitação na programação do Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, que acontecerá no próximo domingo (19).
“Um trânsito seguro é parte essencial para que as crianças ocupem os espaços urbanos com autonomia. O Jardim do Trânsito, em Jundiaí, tem o objetivo de proporcionar às crianças a vivência e, principalmente, que adotem comportamentos seguros em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre e do ciclista”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, que completa: “Quando orientamos as crianças, alcançamos também a família, e assim formamos uma nova geração mais consciente.”
Atualmente, estão sendo realizadas as intervenções para concretagem das calçadas, ciclovia, pavimentação, infraestrutura elétrica e iluminação, tudo para promover a vivência segura da dinâmica do trânsito para as crianças.
“O Jardim do Trânsito é inovador, pois recria uma via pública, com trânsito, ciclovias, pedestres, semáforos e placas, oferecendo formação de Educação para um Trânsito seguro desde a infância. Esses conhecimentos serão replicados com as famílias. O Mundo das Crianças é uma escola a céu aberto, um local vocacionado para a aprendizagem e o Jardim do Trânsito fortalece este propósito”, comenta o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.
Com parceria da Prefeitura e da DAE Jundiaí, quando em operação, o Jardim do Trânsito irá receber crianças das escolas municipais dos primeiros anos de ensino. “Ao ar livre, o objetivo é que as crianças vivenciem as situações do trânsito tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre e do ciclista, permitindo que elas compreendam, enquanto brincam, o espaço de cada um, com organização e respeito, para proporcionar a segurança dos usuários de diferentes meios de locomoção”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.