Semana da água ganha destaque na nova contação de histórias do Mundo

Publicada em

Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), o Mundo das Crianças acaba de lançar a atração “Água: eu cuido, você cuida, nós cuidamos”, uma contação de histórias desenvolvida especialmente para fazer o receptivo de alunos e demais grupos que estiverem em visita pelo parque.

Na atividade, a personagem Lelê, uma borboleta da ordem das Lepidopteras, recebe os visitantes na Casa da Árvore e conta como surgiu o Mundo das Crianças, um parque que, assim como o vizinho Parque da Cidade, também carrega a missão de proteger as águas da represa de Acumulação, responsável pelo abastecimento de cerca de 95% de Jundiaí. 

A brincadeira lúdica teve como primeiro público um grupo de alunos do Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas). Com uma ajudinha da tecnologia e também da ciência, o encarregado de Educação Ambiental da DAE, Danilo Resende de Moraes, participará da interação através de um vídeo gravado nos corredores dos tanques da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A). Ao término do vídeo, fica o convite para que as crianças realizem uma experiência para entender o processo de floculação da água, explicado por Danilo durante a interação.

“A ideia é apresentar às crianças todas as etapas de tratamento usando uma linguagem simples para que possam entender tudo o que acontece desde o momento em que a água é captada em seu estado bruto na represa de Acumulação, até o momento quando a água chega limpa e tratada na torneira da casa delas”, explicou. “Posteriormente, as crianças também poderão participar de outro programa ambiental da DAE, o ‘Águas de Jundiaí’, para visitar pessoalmente a ETA-A e ver de perto tudo aquilo que foi apresentado em vídeo”, pontuou Danilo, mencionando o programa de visitas da empresa que, neste mês de março, foi tema de campanha publicitária nos veículos de comunicação de Jundiaí.

Para Rafael Silva Melo, a contação de histórias foi uma diversão a mais, que começou com o passeio de bicicleta saindo da Cicloescola, no Parque da Cidade. “Achei muito legal”, disse o aluno do Peama, enquanto exibia a inseparável garrafinha de água para provar que valoriza o uso consciente. “Eu economizo (água)”, garante.

As apresentações serão realizadas sempre de terça a sexta-feira (exceto em feriados), em dois horários: às 10 horas e às 14 horas. Para inscrever sua escola ou grupo, é necessário o agendamento prévio através do email contato@mundodascriancasjundiai.com.br. O limite máximo por grupo é de 30 crianças.

Uso consciente

Ensinar as crianças que cada cidadão é responsável por ajudar na preservação da água também é uma das metas da atividade na Casa da Árvore. “Compreendendo esse longo caminho feito pela água até o momento de ficar própria para o consumo e entendendo todo o trabalho que existe por trás disso, motivamos a criança a utilizar a água de maneira consciente, sem desperdícios”, comentou o diretor de Mananciais, Martim Ribeiro, que também ressaltou a importância de aproveitar a celebração do Dia Mundial da Água para levar o assunto a outros públicos.

“Até o final de março, teremos várias palestras sendo realizadas em escolas, empresas e outras instituições, onde temos a oportunidade de chamar a atenção de jovens e adultos para a importância de utilizarmos a água sem desperdício, cuidando juntos e utilizando de maneira consciente este recurso, que é de todos”, salientou.

Palestras

Além da contação de histórias no Mundo, nesta terça-feira (21) a DAE também participou, com a equipe do Programa Águas de Jundiaí, de um encontro com os alunos de Gestão Ambiental da FATEC (Faculdade de tecnologia) para uma apresentação sobre o ciclo da água.

As ações – a contação de histórias no Mundo e a palestra na Fatec – integram a programação da Semana da Água, assim como outras palestras educativas a serem realizadas até o próximo dia 27 de março. A programação de palestras tem como objetivo principal apresentar as etapas do saneamento na cidade e reforçar sobre a necessidade do uso consciente da água.

Na Casa da Árvore do Mundo das Crianças, a borboleta Lelê mostrou aos visitantes que todos têm papel importante na proteção da água
A primeira turma contou com a participação de crianças que visitavam a Casa da Árvore e também os alunos do Peama