Os alunos do ensino médio da Escola Estadual Barão de Jundiaí participaram de uma visita técnica aos equipamentos da DAE Jundiaí e ao complexo de parques da empresa, para debater a importância do saneamento e do consumo consciente de água. A ação, que ocorreu na última terça (26), faz parte do projeto Gota d’água, desenvolvido pelos estudantes para as disciplinas eletivas do novo ensino médio.
“Essa é uma experiência importante para que, tanto alunos quanto professores, conheçam e entendam como é realizado todo o processo de tratamento da água”, explica a assessora de Políticas de Saneamento, Fabiana Gonçalves, que guiou o grupo durante a visita.
O itinerário proposto incluiu passar por um dos pontos de coleta de amostras de água na Ponte São João e pela Estação Elevatória de Água Bruta do Jundiaí Mirim (Recalque). Após as coletas, os alunos seguiram para a sede da DAE, onde acompanharam a análise das amostras coletadas feitas pelo Laboratório de Controle de Qualidade.
“Gostei muito de conhecer e entender todo o processo que acontece antes que a água chegue para nós”, contou o aluno Eduardo Seles, de 17 anos. A visita passou ainda pelo Parque da Cidade e Mundo das Crianças, onde conheceram de perto a represa de Acumulação e participaram de uma roda de conversa sobre a importância da água.
“Essa parceria com a DAE foi um prazer. Nossa eletiva é sobre a água e estamos muito contentes que nossos alunos tenham passado por essa experiência”, avaliou a professora Rosemeiri dos Santos. Para a professora Adriana Basto, a visita técnica tem valor educacional. “Tenho certeza que esses alunos serão replicadores desse conhecimento na escola e em casa, com suas famílias”, complementou.