A chefe da Seção de Licenciamento Ambiental da DAE, Cláudia Debroi, será a mediadora do 4º webinar “Conversando sobre o rio Jundiaí”, organizado pelos Comitês PCJ. O evento on-line será realizado nesta terça-feira (26), às 14 horas, e terá como tema “O papel das empresas de saneamento na efetivação do enquadramento do rio Jundiaí”. O dia do rio Jundiaí foi celebrado em 23 de setembro.
Para participar é necessário realizar a inscrição pelo endereço https://bit.ly/Webinar_RioJundiai23. Os inscritos receberão, ao final do preenchimento do formulário, o link para a transmissão pelo YouTube.
“Todos os anos, buscamos abordar diferentes aspectos que podem influenciar na efetivação do enquadramento do rio Jundiaí. Entendendo que a informação de qualidade é um dos instrumentos mais importantes para o envolvimento dos diferentes atores da bacia e que os municípios e as empresas de saneamento são imprescindíveis para esta ação, queremos ouvi-los e convocá-los para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e educação ambiental em conjunto”, conta a chefe da Seção de Sustentabilidade da DAE e coordenadora do GT-Enquadramento da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL), Maria Carolina Hertel Dutra e Simões.
O webinar é uma realização da CT-OL dos colegiados e do Grupo de Trabalho de Enquadramento dos Corpos d’água, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. “A proposta é promovermos uma conversa entre empresas de saneamento e administrações para a elaboração de uma pauta única, com foco na manutenção do enquadramento do rio Jundiaí”, disse Claudia.
Educação ambiental
Além da mediação, a DAE vai levar ao webinar a apresentação do “Diagnóstico Participativo”, formulado pelo encarregado de Educação Ambiental da empresa, Danilo Resende de Moraes. O trabalho foi realizado em conjunto com a comunidade do bairro Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, e levantou os principais aspectos socioambientais apresentados por crianças atendidas por uma associação. “A ideia foi descrever a relação que esta comunidade tem com o rio Jundiaí, que passa pelo bairro”, aponta ele.
Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para a coordenação da CT-OL, pelo e-mail ctol@comites.baciaspcj.org.br.