Parques da DAE são exemplo de inovação em Congresso de Saneamento

Publicada em

O complexo de parques administrado pela DAE Jundiaí – Parque da Cidade e Mundo das Crianças – foi destaque em uma das mesas redondas do 51º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA), em Poços de Caldas (MG). O evento termina nesta sexta-feira (22) e reúne diversas empresas do segmento.

Durante o encontro, o assessor especial da DAE Luiz Trientini apresentou aos participantes o Parque e o Mundo, destacando as ações de sustentabilidade e educação ambiental desenvolvidas. “Além de protegerem a represa de abastecimento, o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças desenvolvem um papel social importante, incentivando o brincar livre, para que as crianças voltem a se divertir à moda antiga e em contato com a natureza”, explicou.

O Mundo das Crianças é um espaço destinado à preservação ambiental e ao aprendizado, com foco na primeira infância. Entre as ações realizadas no local estão as apresentações teatrais “Borboleta Lelê”, que ensina as crianças sobre o ciclo da água, e “Astronauta x Dr. Detritus”, que apresenta o astronauta símbolo do parque na luta contra a poluição.

No Parque da Cidade, o projeto Sala Verde recebe alunos do ensino fundamental e médio para vivências de contato com elementos naturais e reflexões sobre os conceitos socioambientais.


Educação ambiental

Os parques, políticas públicas e educação ambiental também foram tema da palestra da assessora de Políticas de Saneamento Fabiana Gonçalves de Oliveira, durante o Congresso. Além dela, o encarregado de Educação Ambiental da DAE, Danilo Resende, abordou o diagnóstico ambiental participativo e contou a experiência de uma visita pedagógica realizada por crianças de uma associação nas estações de Tratamento de Água e de Esgoto de Jundiaí.

Outra atração da DAE durante o 51º CNSA foi a apresentação do assessor de Políticas de Saneamento Francisco Manoel Netto Soares, que falou sobre o programa Águas de Jundiaí, projeto que leva estudantes e grupos interessados a uma visita educativa pelos equipamentos que compõem a operação do saneamento na cidade.

Um dos objetivos do programa é ensinar sobre o caminho da água, desde a captação até chegar às residências. No Congresso, Francisco fez os participantes entrarem na brincadeira sobre água e esgoto, tal como ele faz com as crianças, diariamente, no Auditório Planeta Água, na sede da DAE.
Serviço

O Mundo das Crianças abre de terça a sexta com entrada livre; já aos finais de semana, feriados e emendas de feriados é necessário agendamento pelo site www.mundodascriancasjundiai.com.br. Para visitas de grupos, basta enviar um e-mail para contato@mundodascriancasjundiai.com.br. O horário de funcionamento é das 7 às 17 horas. O Parque da Cidade abre todos os dias, com entrada livre, a partir das 6h30.

Para participar das visitas do programa Águas de Jundiaí, basta enviar um e-mail para aguasdejundiai@daejundiai.com.br.