Sustentabilidade: DAE cria Comitê de ESG e adere ao Pacto Global

Publicada em

Considerada uma referência nacional em saneamento e com cases de sucesso como a despoluição do rio Jundiaí, a DAE Jundiaí avança mais um passo em seu compromisso com a sustentabilidade. Nesta terça-feira (19), durante o 51º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, realizado em Poços de Caldas (MG), a empresa assinou a adesão ao Pacto Global da ONU e ainda formalizou a criação do Comitê de ESG (“Environmental, Social and Governance” – sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa).

O Pacto Global é, atualmente, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais e 160 países. Segundo o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, a adesão ao Pacto Global demonstra o comprometimento da empresa em alinhar sua estratégia aos “dez princípios universais”, nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção e a desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

“O Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo na atualidade. Está presente em mais de 160 países, por isso, é motivo de orgulho para DAE esta adesão”, comemora.

ESG

As iniciativas relacionadas ao ESG na DAE começaram no início de 2023, quando a empresa passou a incorporar seus valores ao ambiente interno. Em seguida, foi realizada uma capacitação das lideranças, com o objetivo de nivelar o conhecimento interno sobre o significado e métodos de adoção da estratégia.

“Culminando com este trabalho, entendemos a necessidade de criação de Comitê ESG, que será formado por diferentes áreas da empresa, responsáveis internamente pela adoção destes princípios”, explica a chefe da Seção de Sustentabilidade, Maria Carolina Hertel Dutra e Simões, que será a secretária executiva do Comitê.

Servidores das áreas Comercial, Jurídico, Operacional, Financeiro, Conformidade e Gestão de Riscos, Compras, Recursos Humanos e Novos Negócios integrarão a iniciativa, que será presidida pelo diretor superintendente de Gestão da empresa, Evandro Biancarelli.

A DAE participa do Congresso Nacional de Saneamento da Assemae com um estande (compartilhado com a Companhia Saneamento de Jundiaí, a CSJ), trabalhos técnicos e painéis. Treze trabalhos serão apresentados pela equipe da empresa até a próxima sexta-feira (22). Diretores e assessores também participarão de debates e mesas redondas.

Maria Carolina Dutra, Ingrid Graziele e Gisele Hassum – aqui, ao lado do presidente Walter da Costa e Silva Filho e do superintendente Evandro Biancarelli – integram o Comitê de ESG da DAE