O projeto Graffiti #PraCegoVer da empresa Mosaiky – também responsável pelas esculturas do Zoo Urbano – foi instalado no último sábado (30) na parede lateral do banheiro, localizado em frente à Fonte Sapo Pingo de Ouro, próximo ao lago.
No período da manhã, o consultor de acessibilidade do projeto, Devanir de Lima, fez a leitura em Braille do painel, e à tarde, foi grafitado pelo artista Subtu.”O painel é composto por várias texturas que permite que o cego saiba a cor, os detalhes, o traço e o que tem em cada cantinho da obra de arte”, disse o consultor.
A instalação – que também foi feita recentemente no Beco do Batman, em São Paulo – foi acompanhada de perto por Marco Antonio dos Santos, assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Jundiaí, que destacou a importância da inclusão na arte e na cultura. “Mais uma iniciativa importante em Jundiaí, que permite que a pessoa com deficiência visual possa ser incluída no espaço da arte”.
O curador da exposição, Roberto Parisi, conta que o material utilizado para o painel foi feito através de uma impressora 3D. “É uma tecnologia de inclusão que visa a arte de rua para não videntes, com o painel todo texturizado e com as descrições em Braille”, comentou, lembrando que a próxima etapa da exposição acontecerá em breve, quando farão a instalação no Rio de Janeiro. “Teremos um painel na Casa da Ciência e Tecnologia, na UFRJ”.
A campineira Kyara Silva, de 23 anos, veio de sua cidade acompanhada do irmão Ítalo, de 11 anos, só para acompanhar a instalação. “Fiquei sabendo pelas redes sociais e fiz questão de vir porque não consegui ir no dia que fizeram a instalação no Beco do Batman. E a experiência aqui no Mundo foi maravilhosa! E como já vi tudo o que tem ali o painel através da leitura em Braille, nem vou esperar a finalização do painel. Pra mim, já está pronto”, brincou.