A DAE Jundiaí informa que o controle da qualidade da água fornecida para abastecimento é feito pelo Laboratório de Controle de Qualidade da empresa e atende, rigorosamente, à Portaria GM/MS n° 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde, sob fiscalização da Vigilância Sanitária.
Esta Portaria exige a análise de aproximadamente 40 agrotóxicos e todos, no caso da DAE, estão dentro do valor máximo permitido, indicando a inexistência de “não conformidades” registradas na rede de distribuição da cidade.
As análises ocorrem desde os mananciais (rios, córregos e represas), em seus pontos de captação, estações de tratamento, reservatórios e redes de distribuição.
O trabalho do Laboratório é certificado pela ISO/IEC 17025, norma técnica internacional que rege a gestão de qualidade de laboratórios e que garante a competência técnica, a imparcialidade e a precisão dos resultados. Além disso, a qualidade da água utilizada para abastecimento em Jundiaí é comprovada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).
Os resultados não conformes, quando encontrados, são restabelecidos por ações corretivas para reenquadramento aos padrões de potabilidade, o que é feito por meio de uma análise crítica dos mesmos e da recoleta para verificação e garantia da qualidade.
A população tem acesso aos resultados por meio das contas de água mensais e do Relatório Anual de Qualidade da Água, distribuído anualmente e que pode ser acessado pelo site da DAE (https://daejundiai.com.br/agua/qualidade-da-agua/).