Outubro Rosa: servidoras participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama

Publicada em

Nesta terça-feira (17), as servidoras, terceirizadas, estagiárias e jovens aprendizes da DAE Jundiaí participaram de uma palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, ministrada pela enfermeira Kelly Santos, da Asometra. O evento, sob coordenação do Serviço Social e com apoio de servidoras da Diretoria de Mananciais, foi realizado no auditório Planeta Água.

Realizado em atenção ao Outubro Rosa – campanha mundial de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde e realizar os exames preventivos regularmente – o encontro contou com a presença do presidente Walter da Costa e Silva Filho, do superintendente de Engenharia, Valter Maia, e do superintendente de Gestão, Evandro Biancarelli, além de vários diretores. “Cuidar da própria saúde é também uma forma de mostrar que estamos disponíveis para cuidar dos outros. Este é o recado que o Outubro Rosa traz para todos nós”, pontuou Biancarelli.


“O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata, só perde para o câncer de pele. E quanto antes tivermos o diagnóstico, melhores são as chances de cura”, reforçou a palestrante, que orientou as mulheres presentes quanto a necessidade de prestar atenção aos sinais do próprio corpo.  

Experiência compartilhada

Além das orientações da profissional, as servidoras também ouviram o depoimento emocionante da servidora Nalci Guiraldi, funcionária da DAE há 35 anos, do GTI, e que atualmente se encontra em tratamento de um câncer de mama. Ela compartilhou sua experiência e incentivou as colegas a se cuidarem.

“Eu não tinha nenhum caso na minha família e nunca imaginei que enfrentaria esse problema, por isso, é muito importante que todas procurem um médico a qualquer sinal ou coisa diferente que notarem no corpo”, alertou. “Posso dizer que o primeiro passo para a cura é a aceitação da doença e procurar ser positiva em todos os momentos”, aconselhou Nalci.

Ao final do encontro, além do sorteio de brindes doados por apoiadores, uma dinâmica foi realizada para incentivar as participantes que ainda não fizeram seus exames a agendá-los até o final deste ano.

O tema autocuidado foi abordado durante todo o evento

Leia mais sobre ,