Com apoio da DAE, alunos de Jundiaí, conquistam o 3º lugar no prêmio Gota D´Água

Publicada em

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Barão de Jundiaí, com o apoio da DAE Jundiaí, conquistaram o 3º lugar no prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, promovido pelo projeto Gota d´Água, do Consórcio PCJ. O objetivo da premiação é engajar municípios com as atividades de educação e sensibilização ambiental voltada à Gestão de Recursos Hídricos.

Os representantes jundiaienses participaram da categoria podcast, mas o prêmio também contemplava outros segmentos: o município de Santa Gertrudes ganhou nas categorias desenho e podcast e Hortolândia venceu na categoria vídeo.

Para gravar o podcast com o tema “Água para mim, água para nós: minha voz no Comitê Mirim”, os alunos fizeram uma visita técnica aos equipamentos da DAE Jundiaí, como a Estação Elevatória de Água Bruta do Jundiaí Mirim (Recalque), o Laboratório de Qualidade de DAE e o complexo de parques administrado pela DAE Jundiaí, Parque da Cidade e Mundo das Crianças, espaços criados para proteger a represa de Acumulação.

Para Danilo Resende de Moraes, encarregado de Educação Ambiental, atuar junto à comunidade estudantil foi uma ótima oportunidade de abrir espaço para que os jovens entendam um pouco do trabalho realizado pela DAE na cidade. “Fizemos várias reuniões com eles e pudemos passar um pouco de tudo o que a empresa realiza para monitoramento e tratamento da água para que ela chegue na casa de todos com a qualidade que estamos habituados”, destacou Moraes, que ao lado da assessora de Políticas de Saneamento, Fabiana Gonçalves de Oliveira, foram os responsáveis pelo acompanhamento feito com os alunos.

Os representantes da DAE Jundiaí receberam o certificado e o prêmio destinado à classificação – um fone de ouvido – na última sexta (10), em Extrema (MG). A entrega da premiação foi feita diretamente aos alunos da Barão de Jundiaí nesta terça (14). “Foi uma experiência bem interessante e com certeza de muito aprendizado”, avaliou o aluno Renan de Oliveira. Para Luana de Oliveira Silva, de 16 anos, o reconhecimento do projeto serviu como motivação para o próximo ano. “Gostei muito desse projeto, aprendemos muita coisa nova sobre o trabalho que a DAE realiza. Fiquei feliz com o resultado e espero que possamos fazer de novo no próximo ano”.

Prêmio conquistado em Extrema foi entregue na última terça (14) aos alunos da Barão de Jundiaí