Para os alunos do 4º ano da turma da tarde da EMEB Hermenegildo Martinelli, no Jardim Vera Cruz, região do Ivoturucaia, o Desafio do Consumo Consciente, elaborado pela DAE em parceria com a Unidade de Gestão de Educação da Prefeitura de Jundiaí, se transformou em tema da aula de Ciências e mudou a rotina em casa.
Eles estão comprometidos em olhar o hidrômetro, anotar a leitura e ficar atentos a qualquer desperdício. “Minha irmã demorava um tempão no banho e agora fico no pé dela”, conta Maria Julia Chagas, 10 anos.
O kit com o Desafio foi entregue a 46 escolas e a quatro mil alunos da rede municipal de ensino, em agosto. Cada um conta com um jogo de tabuleiro, no qual estão os mascotes do Parque – a garça Nina, a capivara Fofucha e o macaco Kiko – e uma cartilha sobre a água no planeta e dicas de uso racional, com espaço para que anotem a leitura do hidrômetro em suas casas. O objetivo é ampliar a campanha de uso racional que a DAE realiza anualmente.
Mãe da aluna Giovanna da Silva Franco, 9 anos, a esteticista Sílvia Valéria Franco, 37, conta que nunca tinha parado para observar o consumo de água em casa, mas que, desde que o Desafio foi proposto, conta com a ajuda da filha para monitorar o gasto. “Mudou a rotina em casa. Moramos de aluguel e só notavámos alguma diferença quando chegava a conta de água. Agora, a Giovanna fica de olho em tudo. Aprendemos a tomar banhos mais rápidos, a desligar a água na hora de se ensaboar”, conta.
Giovanna, que é filha única, confirma que está “de olho” nos pais. “Quando economizamos, sempre teremos para consumir. Com a água é assim também. Fico atenta ao tempo no chuveiro e se fecham a torneira enquanto lavam as mãos e a louça ou escovam os dentes, por exemplo.”
Trabalho integrado
A coordenadora da EMEB Hermenegildo Martinelli, Liliane Ribeiro de Andrade Siqueira, explica que o Desafio do Consumo Consciente é trabalhado na aula de Ciências, mas envolve as demais disciplinas, especialmente Matemática.
“É uma forma lúdica e divertida de aprenderem sobre o uso racional da água. Eles criam estratégias, analisam o consumo e refletem sobre a importância deste bem precioso”, diz. Os alunos também fizeram cartazes e espalharam pela escola, ensinando a todos sobre como economizar água.
Responsável pelo programa Águas de Jundiaí – que realiza visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto da Cidade, ensinando sobre saneamento – e idealizador do Desafio do Consumo Consciente, o assessor de Políticas de Saneamento da DAE Francisco Manoel Netto Soares está orgulhoso. “É muito bom vermos um trabalho que planejamos dar resultados como estes. A criança é um agente multiplicador e é nisso que a DAE aposta, em suas diversas iniciativas de educação ambiental”, revela.
O Desafio do Consumo Consciente faz parte de um Projeto de Trabalho Socioambiental (PTSA), realizado pela DAE em função do contrato nº 0426.313-90/2013, firmado com a Caixa Econômica Federal, para a construção de novos reservatórios de água tratada na cidade.