Aliança PCJ: DAE apresenta operação do abastecimento em Jundiaí

Publicada em

Organizado pelo Instituto Agir Ambiental, o encontro Aliança PCJ foi realizado, nesta quarta-feira (13), na sede do Ciesp Jundiaí. Entre diversas instituições ligadas à preservação ambiental, além de representantes da Prefeitura de Jundiaí e de municípios vizinhos, o encarregado de Educação Ambiental da DAE Jundiaí, Danilo Resende, apresentou a operação do abastecimento na cidade.

Acompanhado pela chefe da Seção de Sustentabilidade da DAE, Maria Carolina Dutra, Danilo falou sobre os dados do Relatório de Sustentabilidade, publicado recentemente pela DAE e disponível no site www.daejundiai.com.br. “As ações apresentadas no Relatório de Sustentabilidade foram atingidas graças à união de esforços de todas as equipes da DAE”, disse Danilo.

Atualmente, 99,65% da população urbana e rural conta com redes de água e 98,81% com redes de esgoto, sendo que 100% do que é coletado é tratado. “É importante que possamos nos unir para termos água em quantidade e qualidade, hoje e amanhã”, complementa.

Segundo os organizadores, a proposta da Aliança PCJ é consolidar uma parceria entre os 76 municípios que pertencem à Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com o objetivo de reunir soluções para a segurança hídrica.

“Esta é uma iniciativa alinhada à Coalizão Brasileira pela Resiliência Hídrica, que busca trabalhar coletivamente utilizando soluções baseadas na natureza para aumentar a resiliência hídrica de bacias hidrográficas, principalmente daquelas que apresentam maior escassez, como é o caso das Bacias PCJ. Nosso papel é importante para garantir a sustentabilidade hídrica do município de Jundiaí”, avalia Maria Carolina.

O encontro ainda contou com a presença de representantes da Câmara Técnica de Recursos Naturais dos Comitês PCJ, do projeto Olhos da Serra, do Sebrae Jundiaí, do Pacto Global da ONU e do projeto Recarrega.