Nos parques da DAE, 2023 foi um ano de muitas atrações e novidades

Publicada em

Os parques administrados pela DAE Jundiaí ofereceram, ao longo de 2023, diversas opções gratuitas de lazer, cultura, esporte e educação ambiental para visitantes de todas as idades. O Parque da Cidade e o Mundo das Crianças foram palco de eventos, oficinas, exposições, brincadeiras e atividades que valorizaram a qualidade de vida, a inclusão social e a cidadania.

Até o final deste ano, a estimativa é de que perto de 1,5 milhão de visitas sejam registradas entre os dois parques. “Nossos parques atraem não só visitantes da cidade, como também um público muito grande da região e de outras cidades e isso nos enche de orgulho”, destaca o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho.

Inaugurado em 2004, o Parque da Cidade chegou com a missão de preservar a represa de Acumulação, manancial de onde sai 95% da água que abastece o município. No início deste ano, o Parque recebeu uma academia e um playground para pessoas com deficiência (PCD) dentro do programa Cidade Acessível, do Governo do Estado de São Paulo, que doou os equipamentos ao município. A escolha pela instalação no Parque da Cidade foi feita a partir de uma parceria entre a DAE e Prefeitura de Jundiaí, por meio da Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência da Unidade de Gestão da Casa Civil.

E como já é tradição, duas vezes por ano – em abril, no aniversário do Parque, e em outubro, no Dia das Crianças – o Parque da Cidade monta uma verdadeira arena de atrações gratuitas para festejar ao lado do público, com brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão-doce, apresentação de aeromodelismo, feira de artesanato, exposições do Corpo de Bombeiros e 12° GAC, além da tradicional apresentação do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí.

Cidade das Crianças

Já no Mundo das Crianças, um dos momentos marcantes ocorreu em março, quando Jundiaí sediou o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, reunindo representantes de diversas cidades do Brasil e do mundo para tratar sobre políticas públicas voltadas para a infância.

O evento contou com a presença do idealizador do projeto Cidade das Crianças, o arquiteto e urbanista italiano Francesco Tonucci, o Frato. O Mundo das Crianças recebeu a entrega do documento final e ainda foi palco da posse do Comitê das Crianças de 2023, formado por alunos da rede pública e municipal de ensino.

A criatividade e a educação ambiental também permearam as atividades que rolaram no Mundo durante todo o ano com muitas brincadeiras, teatro infantil, oficinas, vivências esportivas, além das atrações que encantam a todos, como o Foguete, a Casa da Árvore, Fontes Interativas, o Parque Paca, as pistas de Skate e Parkour, as quadras, entre outras.

Agora em dezembro, o Mundo das Crianças ganhou o Jardim da Mobilidade, um espaço administrado pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes, com apoio da DAE Jundiaí. No local, as crianças poderão simular situações rotineiras e aprender mais sobre como se portar com segurança no trânsito, tanto na condição de pedestre, quanto como motorista.

Férias escolares

Nas férias escolares de dezembro e janeiro, o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças seguem abertos para receber a todos. Apenas estarão fechados – em razão dos feriados de final de ano – nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Opções de lazer gratuito ao ar livre e dotados de estacionamento próprios, os parques funcionam nos seguintes dias e horários:

Parque da Cidade – Aberto todos os dias, a partir das 6h30. De segunda a sexta, funciona até às 19h e, aos finais de semana, feriados e emendas, funciona até às 18h. Entrada permitida até uma hora antes do encerramento das atividades.

Mundo das Crianças – Aberto de terça a domingo, das 7h às 17h. De terça a sexta, não há necessidade de agendamento, mas aos finais de semana, feriados e emendas de feriados, o agendamento prévio e gratuito deve ser realizado pelo site www.mundodascriancasjundiai.com.br. Assim como o Parque da Cidade, a entrada também é permitida até uma hora antes do encerramento das atividades.