Novos reservatórios da DAE no Jardim do Lago e Ivoturucaia serão entregues em 2024

Publicada em

Mais quatro milhões de litros de água tratada armazenados é o que garantem os reservatórios da DAE Jundiaí em construção nos bairros Jardim do Lago e Ivoturucaia. As obras seguem em ritmo avançado e a previsão é de que sejam concluídas no primeiro semestre de 2024.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e investir em saneamento é oferecer qualidade de vida desde a primeira infância, pois são elas que mais sofrem quando não há saneamento. Nossa cidade está no seleto grupo de municípios brasileiros com saneamento universalizado. No município, 99,65% da população urbana e rural é atendida com redes de água, e 98,81% com redes de esgoto, sendo que 100% do que é coletado passa por tratamento. Jundiaí tem compromisso de oferecer serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de qualidade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

No Jardim do Lago, o serviço começou pela demolição do reservatório elevado antigo, que estava obsoleto. Agora começou a ser construído o novo reservatório apoiado, com capacidade para armazenar até três milhões de litros de água. Uma sala de painéis e uma guarita integram o projeto. Além do bairro, Vila Didi, Jardim Estádio, Cidade Jardim e Vila Esperança serão beneficiados.

Já no Ivoturucaia, o novo reservatório terá capacidade para armazenar um milhão de litros de água. Com estes, serão 60 reservatórios na cidade – o mais recente foi entregue em dezembro e está localizado na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) – e 85 milhões de litros de água armazenados.

Localizado na região leste do município, o reservatório do Ivoturucaia vai atender os bairros Jardim Marajoara, Estância Alpina, Estância Suíça, Bianchini, Fazenda Santa Isabel, Recanto da Prata e do Parque dos Manacás. O objetivo é reforçar e dar autonomia ao abastecimento a estes bairros, principalmente em períodos de manutenção. Uma Casa de Bombas e uma guarita integram o projeto.

“Água de qualidade é garantia de abastecimento. Os investimentos realizados pela DAE são importantes por proporcionar à cidade a qualidade de vida para os mais de 460 mil habitantes. Uma cidade inteligente oferece serviços de excelência desde a base, como acontece em Jundiaí, uma referência nacional em abastecimento”, ressalta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Caixa d’água

O investimento nos reservatórios do Jardim do Lago e do Ivoturucaia é de R$ 10 milhões, com recursos do Programa Saneamento para Todos-FGTS, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal. “São obras importantes para a operação do abastecimento realizada pela DAE, mas é importante reforçamos que todo imóvel deve ter sua reservação própria. A caixa d’água deve armazenar uma quantidade equivalente a 250 litros por morador, a serem usados em até 24 horas”, afirma o diretor superintendente de Engenharia da DAE, Valter Maia.

Em caso de dúvidas ou sugestões sobre a obra, a Central de Relacionamento da DAE está à disposição. O telefone é o 0800 0133 155, com ligação gratuita e atendimento 24 horas.