“Somos privilegiados”, diz munícipe durante visita do Águas de Jundiaí

Publicada em

Conhecer o processo de tratamento da água que abastece o município, se conscientizar sobre a importância do consumo consciente e esclarecer dúvidas sobre o tratamento do esgoto. Foi essa a experiência do grupo de idoso do Centro Esportivo Dal Santo, que participou do programa Águas de Jundiaí, nesta segunda-feira (11).

“Uma visita realmente muito interessante. Nós sabemos o que é a DAE, mas não tínhamos ideia de como era todo o percurso até recebermos a água em casa”, conta a aposentada Cleusa Maria Camargo Ribeiro, de 64 anos.

A visita pelos equipamentos da empresa começa na sede administrativa onde os visitantes participam de uma palestra sobre o consumo consciente. Em seguida, o grupo segue para a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) e conhece as etapas do tratamento da água. O itinerário termina na Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí (ETEJ), operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí no Jardim Novo Horizonte, onde aprendem sobre o tratamento de esgoto e recebem o botton de “Guardiões da Água”.

Inês Purcine das Neves, de 73 anos, conta que participar do programa trouxe mais segurança sobre a água que consome diariamente. “Percebi o quanto somos privilegiados por ter um tratamento de água tão bom e confiável”, diz. Moradora da Vila São Paulo há 50 anos, ela reconhece as mudanças no serviço de saneamento. “Há 50 anos atrás era tudo bem difícil, hoje é outra coisa. Lá o saneamento é muito bom”.

O Águas de Jundiaí atende alunos de escolas públicas e particulares, além de grupos interessados em conhecer o sistema de saneamento da cidade. As visitas para alunos da rede municipal são organizadas por meio da Unidade de Gestão de Educação; os demais interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4589-1472. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.daejundiai.com.br.