Retrospectiva: em 2023, saneamento de Jundiaí ganhou destaque nacional

Publicada em

Com saneamento universalizado, anos à frente ao que prevê o Novo Marco Legal do Saneamento, a experiência de sucesso da DAE Jundiaí foi reconhecida para além das fronteiras da cidade: em 2023, a empresa participou de eventos como o Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas (MG), e o 6º Conexidades, em Jundiaí, além de iniciativas internacionais, entre as quais o Infraleaders – Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura, em Londres, e o Programa Internacional de Imersão no Âmbito do Marco Regulatório do Saneamento Básico, em Lisboa.

A pauta ganhou destaque também em jornais de circulação nacional, como o Valor Econômico e O Globo. Além disso, neste ano, a DAE conquistou, em sua primeira avaliação por uma agência classificadora de risco de crédito, a Austin Rating, a nota “brAA”.

“Jundiaí segue o caminho da internacionalização. Uma cidade que conta com multinacionais de diversos países também é representada em iniciativas direcionadas para o saneamento de maneira global, a partir da participação da DAE. Os investimentos em saneamento refletem diretamente em saúde para a população”, reforça o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Temos 99,65% da população urbana e rural atendida com redes de água, 99,81% com rede de esgoto e 100% do esgoto coletado é tratado. São indicadores exitosos que demonstram que o saneamento em Jundiaí sempre foi tratado de maneira séria, com planejamento”, aponta o diretor presidente da empresa, Walter da Costa e Silva Filho.

O reconhecimento do trabalho realizado pelos servidores da empresa se refletiu em novas ações internas. A DAE formalizou, neste ano, a criação do Comitê de ESG (“Environmental, Social and Governance” – sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa), formado por diferentes áreas da empresa, que têm a responsabilidade de adoção dos princípios. Além disso, assinou sua adesão ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo atualmente.

Projetos como o Águas de Jundiaí, que promove visitas monitoradas às estações de tratamento de água e de esgoto, e o Desafio do Consumo Consciente, que chegou a quatro mil alunos da rede municipal de ensino, disseminando a importância do uso racional da água, contribuíram para reforçar o papel da DAE na educação ambiental.

Atendimento

Com foco nos 115 mil clientes, a empresa também inaugurou, este ano, o novo Posto de Atendimento do Centro, mais moderno e com área para crianças, utilizando a identidade visual do projeto “Pé da Infância”, da Prefeitura de Jundiaí. A unidade é um dos cinco Postos da DAE, hoje localizados na Vila Hortolândia, Eloy Chaves, Ponte São João e Poupatempo.

Para facilitar ainda mais, a DAE criou o WhatsApp. Pelo número (11) 94161-1700, os clientes que estão com o cadastro em dia são atendidos pela assistente virtual da empresa, a Daiane (ou “Dai”), que indica os serviços possíveis de serem realizados pelo canal – consulta de débitos, registro de reclamações de falta de água e código de barras para pagamento da fatura.

A empresa possui, ainda, a Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 0133 155, com ligação gratuita e atendimento 24 horas, e o site https://daejundiai.com.br/.

Obras

Obras de melhoria na operação da empresa também marcaram 2023. A Estação Elevatória de Água Bruta do Jundiaí Mirim, o Recalque, recebeu R$ 4,2 milhões em investimentos para a modernização do sistema de acionamento das bombas, essenciais para o abastecimento, garantindo mais segurança e confiabilidade na operação.

Mais de 20 quilômetros de redes de água começaram a ser modernizados, diminuindo perdas de água e vazamentos na rede. A nova adutora do Vetor Oeste teve seu início, com obras na avenida Osmundo Pellegrini, rua Barão de Teffé e avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro. Dois novos reservatórios de água tratada também estão em implantação, para atender as regiões do Ivoturucaia e Jardim do Lago.

Na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), a DAE entregou a ampliação da capacidade de tratamento, que passou de 1.800 l/s para 2.400 l/s, e mais um reservatório, que garantiu mais 10 milhões de litros de água ao armazenamento de água tratada da empresa. Com este, agora são 58 reservatórios na cidade, capazes de armazenar até 81 milhões de litros de água.