As contas da DAE Jundiaí entregues no mês de fevereiro serão acompanhadas de um folder: trata-se do Relatório de Qualidade da Água, distribuído anualmente pela empresa com detalhes sobre os parâmetros que guiam o tratamento da água utilizada para abastecimento na cidade. Mais de 115 mil clientes receberão o Relatório, cujos dados também estão disponíveis no site da DAE (https://daejundiai.com.br/).
Entre eles, está Ana Maria Nardi, que mora no Jardim Paulista, um dos primeiros bairros a receber o Relatório. “Acho essa uma ação importante. Vemos que a DAE está demonstrando clareza no trabalho que realiza para a gente”, disse. Márcia Tentor, que tem um comércio no bairro, também elogiou a iniciativa. “É muito interessante. O munícipe precisa saber como é feito o trabalho de saneamento na cidade”, avalia.
As informações se referem ao ano de 2023. A elaboração do Relatório atende ao decreto federal nº 5.440/05, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento público e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.
O folder também explica a operação do abastecimento, desde a reservação até à distribuição, as etapas do tratamento da água, os padrões de potabilidade (como cor, pH e turbidez, entre outros) e a operação do tratamento do esgoto.
Atualmente, 99,65% da população urbana e rural de Jundiaí conta com redes de água e 98,81% com redes de esgoto. Além disso, 100% do esgoto coletado passa por tratamento.
Controle
O controle da qualidade da água fornecida pela DAE é feito pelo Laboratório de Controle de Qualidade, que realiza duas mil análises por mês, a partir de amostras coletadas em toda a rede de distribuição do município, desde a água bruta (rios córregos e represas) até o tratamento e distribuição.
O monitoramento é acompanhado e orientado pela Vigilância Sanitária e, quando são identificados resultados fora da conformidade, estes são corrigidos pela Seção de Desinfecção e Higienização de Instalação da empresa, até que os padrões de potabilidade sejam restabelecidos.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da DAE, pelo telefone 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.