Mercado livre de energia: DAE apresenta experiência no Rio de Janeiro

Publicada em

O gerente de Eletromecânica e Operações da DAE Jundiaí, Leandro Lopes Ferro, participou, nesta terça-feira (19), do 1º Seminário Regional do Rio de Janeiro da Assemae. Com o tema “Desafios e conquistas da gestão municipal de saneamento básico”, o encontro ocorre, durante esta semana, em Maricá, no Rio de Janeiro.

Ele esteve entre os palestrantes do painel “Mercado livre de energia: oportunidade para o setor de saneamento”. Segundo Ferro, a DAE possui atualmente 92 Unidades Consumidoras de energia e, dentre estas, 17 são atendidas em Média Tensão. Para estas unidades, o mercado livre de energia pode ser uma oportunidade de redução nos custos.

Por meio do Mercado Livre de Energia, o consumidor livre pode selecionar o fornecedor com menor preço, que atenda os requisitos de consumo, prazos e flexibilidades. “Passamos a utilizar o Mercado Livre em agosto de 2016, na Estação Elevatória de Água Bruta do rio Jundiaí Mirim, o Recalque, visando a redução de cerca de 30% nos custos com energia elétrica desta unidade”, lembra.

Hoje, a DAE utiliza o mercado livre de energia no Recalque e na Reversão do Rio Atibaia. Em 2024, ao menos outras 10 unidades da empresa migrarão para o sistema. A economia acumulada desde 2016 supera R$ 20 milhões.