As obras de remanejamento de um emissário de esgoto da DAE Jundiaí, de grande porte (1.500 mm de diâmetro), tiveram início esta semana no prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan. Os serviços começaram pela margem esquerda do rio Jundiaí, próximo à Churrascaria da Fazenda.
“A maior obra de mobilidade da nossa história está com ritmo acelerado e avançando com o que há de mais moderno em infraestrutura e mobilidade. Quando concluída, ela trará benefícios como segurança viária, conforto com a redução no tempo de deslocamento dos motoristas e solução para um dos principais gargalos da nossa cidade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
“Parte do trecho será interditado pontualmente e devemos finalizar a obra, na margem esquerda, dentro de 60 dias”, detalha o gerente de Obras de Esgoto da DAE, Alexandre Mariano. Após esse período, em uma segunda etapa, serão remanejados o emissário de 1.000 mm e uma adutora de 400 mm, ambos na margem direita da Ozanan.
O prazo total da obra da DAE é de quatro meses e o investimento é de R$ 2,14 milhões. “São estruturas de grande porte, importantes para garantir a operação da DAE, tanto quanto ao abastecimento quanto à coleta e afastamento de esgoto”, destaca.
As intervenções da DAE estarão localizadas perto das obras da ponte estaiada, um dos principais dispositivos previstos no projeto. A ponte ligará a Ozanan à avenida Luiz Latorre, na altura da rua Dr. Benedito de Godoi Ferraz.
Ritmo acelerado
Considerada a maior obra de mobilidade de Jundiaí, o prolongamento é realizado graças a uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Governo do Estado, com investimento total de R$ 143 milhões.
Pela Prefeitura, neste momento, está em andamento a construção de duas pontes próximas ao Córrego das Valquírias, para interligação da Antônio Frederico Ozanan com a avenida Jacyro Martinasso. Projetos de uma ponte próximo à UNIP para interligação da avenida Luiz Latorre com a Ozanan e para a duplicação do túnel existente na região também integram a iniciativa.
Nas intervenções propostas, estão previstas ainda obras de pavimentação, drenagem, construção de ciclovia dupla, passeios públicos e iluminação, além de arborização.
A previsão de entrega do prolongamento é o primeiro semestre de 2025 e a expectativa é garantir mais mobilidade aos 40 mil veículos que passam pela região todos os dias.