Estações de Tratamento de Água da DAE conquistam a ISO 9001:2015

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As três Estações de Tratamento de Água da DAE Jundiaí – Anhangabaú, Eloy Chaves e Poço Pacaembu – conquistaram a certificação ISO 9001:2015, que define um modelo de gestão de qualidade de padrão internacional. Uma cerimônia realizada na ETA Anhangabaú (ETA-A), na última semana, marcou a entrega da Declaração de Recomendação para a Certificação, feita pela auditora Luciana Fedozzi, da empresa Bureau Veritas.

Na DAE, o processo para obtenção da ISO teve início em março de 2023, a partir de uma iniciativa da Diretoria de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios (DRN), que firmou uma parceria entre a empresa e a Sanasa Campinas. Internamente, também foi criada a Comissão de Qualidade, formada por servidores de diferentes diretorias.

“A certificação representa uma chancela de credibilidade no contexto nacional e internacional. A ISO 9001 garante a qualidade e a padronização internacional dos processos da empresa como um todo”, detalha a diretora da DRN, Ingrid Graziele Reis do Nascimento.

Coube à DRN a concepção, destinação de orçamento e coordenação do projeto; já a execução ficou a cargo da Gerência de Tratamento de Água, que pertence à Diretoria de Operações (DOP). “Dentro da Gerência de Tratamento de Água (GTA) o processo teve início em maio de 2024. Todos se esforçaram para atender às solicitações sempre dentro do prazo, o que demonstra nosso comprometimento com a empresa e com Jundiaí. É uma responsabilidade cuidar da água da cidade”, disse o gerente de Tratamento de Água, Erickson Marcanzola.

A equipe da GTA ficou emocionada com o resultado. “É um reconhecimento, uma conquista por todo o empenho que tivemos”, comemorou a chefe de Tratamento de Água, Rosângela Aparecida Martins. Pela GTA, além dela e de Marcanzola, participaram da ISO os servidores Antonio Donizeti da Costa, Bruna Libertini Bergl de Souza, Karina Hoffman Mororo Melo e Márcio Ricardo Franco.

Na ETA Anhangabaú, adequações foram feitas, como a instalação de 160 placas de sinalização e orientação interna. “O objetivo é termos, cada vez mais, uma gestão mais eficiente e mais satisfação por parte dos usuários”, apontou o diretor superintendente de Engenharia da empresa, Valter Maia. Segundo ele, agora a busca pela ISO será expandida para demais unidades da empresa.

Excelência

A ETA Anhangabaú é a maior unidade de tratamento de água da DAE, responsável por tratar 95% da água distribuída aos reservatórios. Nela, a capacidade de tratamento é de 2.400 litros por segundo; na ETA Eloy Chaves, são 50 litros por segundo e, no Poço Pacaembu, 7 litros por segundo. Todas operam 24 horas por dia, ininterruptamente.

Luciana, da Bureau Veritas, avaliou que todo o processo para obtenção da ISO 9001:2015 foi de excelência, “às claras, como a história da DAE”, disse. “A ISO determina uma padronização, como já existe no tratamento da água. Esta conquista é reflexo de um trabalho de excelência realizado pela equipe”, elogiou. O Bureau Veritas Certification Brasil é acreditado pelo Serviço de Acreditação do Reino Unido (UKAS) e pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) e está em conformidade com as regras do Fórum Internacional de Acreditação (IAF).