Sessenta reservatórios: DAE entrega novo equipamento no Jardim do Lago

Publicada em

A DAE e a Prefeitura de Jundiaí entregaram, nesta quinta-feira (12), o 60º reservatório de água tratada da cidade, no Jardim do Lago. O equipamento tem capacidade para armazenar 3 milhões de litros e representa um marco na expansão do sistema de abastecimento da região: agora, são 85 milhões de litros de água tratada armazenada pela DAE.

Inicialmente, o reservatório atenderá os bairros Jardim Aurélia, Parque Cidade Jardim II, Nova Cidade Jardim e Vila Esperança, beneficiando diretamente mais de 9 mil moradores. Em uma segunda etapa, após a conclusão de obras complementares, como uma nova adutora, mais bairros serão incluídos no abastecimento. “Com esta entrega completamos 60 reservatórios. São 85 milhões de litros de água tratada e reservada para atender Jundiaí”, disse o diretor-presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho.

A construção do reservatório do Jardim do Lago teve início em maio de 2023, com investimento total de R$ 6,2 milhões, obtidos por meio do Programa Saneamento para Todos-FGTS, com contrapartida da DAE com recursos próprios.

O diretor superintendente de Engenharia da DAE, Valter Maia, explica que o novo reservatório integra as ações de ampliação da reserva de água tratada. “Esse é um equipamento muito importante, que vem para fortalecer a reservação de água. Essa ampliação contribui para que a população tenha água mesmo em períodos de manutenção, ainda assim, sempre lembramos a importância de todo imóvel ter caixa d’água adequada ao número de moradores”, aponta.

O equipamento está em fase de testes desde 21 de novembro e a previsão é que a operação tenha início até o final de dezembro. Além do reservatório com suas instalações hidráulicas e elétricas e guarita, o local futuramente contará com uma Casa de Bombas automatizada, cuja estrutura já se encontra em construção.

Nos últimos anos a DAE investiu em diversas regiões de Jundiaí, com entregas de reservatórios nos bairros Ivoturucaia, Anhangabaú, Jardim Carlos Gomes, Distrito Industrial, FazGran e Cecap.