Garantir a qualidade da água que é distribuída na cidade é o principal compromisso da DAE Jundiaí. Para que esses parâmetros sejam atingidos, a equipe do Laboratório de Controle de Qualidade da empresa trabalha diariamente no monitoramento da água. São mais de cem amostras coletadas por mês em diferentes pontos da rede de distribuição, além das Estações de Tratamento de Água (ETAs). Ao todo, a empresa realiza mais de 1900 análises mensais nesses locais.
“Nosso laboratório segue todos os parâmetros exigidos pela Portaria GM/MS 888, do Ministério da Saúde, analisando itens como cor, turbidez, ferro, cloro, fluoreto, e coliformes. Estes testes garantem que a água distribuída esteja dentro dos padrões de potabilidade”, explica a gerente do Laboratório de Controle de Qualidade, Karen Tasaka.
Alterações pontuais na coloração da água podem ocorrer, especialmente após manutenções na rede de distribuição. Segundo Karen, isso é uma situação comum e passageira, que não causa impacto na qualidade da água. “Essas alterações acontecem por movimentação nas tubulações, o que pode gerar variações temporárias na cor. Quando isso ocorre, realizamos o monitoramento da rede para restabelecer os padrões de qualidade”, afirma.
Para manter a mesma qualidade no consumo, é essencial que os munícipes realizem a limpeza das caixas d’água a cada seis meses.
Monitoramento e controle
Além das coletas diárias, a DAE também monitora a qualidade da água nos mananciais que abastecem a cidade. “Coletamos amostras de rios, córregos e represas, avaliando desde a origem até a entrega ao consumidor”, reforça Karen.
Os resultados dessas análises estão disponíveis no Relatório Anual de Qualidade da Água, publicados no site da DAE Jundiaí (daejundiai.com.br/agua/qualidade-da-agua/), além de serem informados mensalmente nas contas de água.
Em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento, a Central de Relacionamento da DAE está disponível pelo telefone 0800 133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.