Vice-prefeito e Presidente da DAE representam Jundiaí em Assembleia da ARES-PCJ

Publicada em

O vice-prefeito Ricardo Benassi e o presidente da DAE Jundiaí Luiz Roberto Del Gelmo participaram na última quinta-feira (20), da 28ª Assembleia Geral Ordinária da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento, das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).

O evento que reuniu prefeitos e representantes municipais foi conduzido pelo prefeito de Americana, Chico Sardelli (presidente da ARES-PCJ), e Dario Pacheco de Morais (prefeito de Vinhedo e vice-presidente da ARES-PCJ), e aprovou a adesão de quatro novos municípios, elegeu a nova diretoria e definiu prioridades estratégicas.

A assembleia homologou a entrada de Lindóia como município consorciado e formalizou os convênios de cooperação com Vargem Grande do Sul, Matão e Macaubal, que passam a integrar a ARES-PCJ como municípios conveniados. Com essas adesões, a agência amplia sua atuação para 81 municípios associados (40 consorciados e 41 conveniados), beneficiando mais de 10,7 milhões de habitantes. Durante a sessão, o Prefeito de Macaubal, Acácio Ferreira, assinou o convênio em cerimônia simbólica, reforçando o compromisso com a integração regional.

A nova Presidência para o biênio 2025-2027 foi eleita por aclamação, composta pelo Prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco de Morais, como presidente; a Prefeita de Iracemápolis, Nelita Cristina Franceschini, como primeira vice-presidente; e o Prefeito de Capivari, Vitor Hugo Riccomini, como segundo vice-presidente. A gestão assumirá oficialmente em 1º de abril de 2025, com mandato até 31 de março de 2027.

Ricardo Benassi reforçou a importância do encontro. “É muito importante essa interação com os demais gestores para a troca de experiências. Embora Jundiaí seja uma referência em saneamento, buscamos a constante evolução nos serviços prestados a população”,

O presidente da DAE explicou a parceria histórica da ARES-PCJ com a DAE- Jundiaí. “É a ARES que coordena os reajustes tarifários e as avaliações nos investimentos que fazemos ao longo dos anos. Este alinhamento é importante pelo fato de o saneamento ser um problema de todos”, destacou.

ARES-PCJ

A ARES-PCJ tem como função regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios associados, com base em normas e indicadores que garantam sua excelência e contribuam para o equilíbrio nas relações entre usuários, prestadores de serviços e poder público.